23 de novembro de 2012

Semana de 23 a 29 de novembro

O Sol deixa a constelação de Libra para ocupar a constelação de Escorpião nessa semana. Isto significa que Escorpião, que dominou o céu noturno de São Carlos por toda a primavera, agora sai de cena, se escondendo por trás da luminosidade do Sol pelos próximos seis meses.O_CEU_SOBRE_SAO_CARLOS

Este é um dos primeiros sinais de que a estação das flores e do plantio dos cereais no hemisfério sul vai, lentamente, cedendo lugar ao verão que se aproxima. Mas a ausência da exuberância de Escorpião, que tem a estrela Antares como sua maior representante, é compensada pelo aparecimento da deslumbrante constelação de Touro, em oposição.

Touro está nascendo a Leste por volta das 20 horas ao pôr do Sol, acompanhado por Orion à sua direita, a constelação do guerreiro, que tem as Três Marias e a Nebulosa de Orion como seus maiores representantes. A riqueza do entorno de Touro se completa com a constelação de Cão Maior, alinhada mais à direita, que tem Sirius como a estrela mais brilhante de todo o céu visível a olho nu.

Touro é ornamentado pelas Plêiades e as Híades, enormes aglomerados estelares, e tem Júpiter 100% reluzente como planeta residente, posicionado bem ao lado da estrela Aldebaram, o “olho do Touro”. Todo esse conjunto percorrerá o céu de São Carlos por toda a noite, podendo ser observado um pouco ao Norte, se a forte nebulosidade desse final de primavera permitir.

O céu estará iluminado pela Lua crescente, esta semana, o que dificultará a observação. Ela estará em Peixes no dia 23 de novembro, após o pôr do Sol, bem acima de nossas cabeças com 82% de sua iluminação. Aqueles que estão atentos perceberão que nosso satélite percorre uma distância angular de, praticamente, 15 graus (veja Quadro 1 ilustrando diferentes tamanhos angulares) no período de um dia.

Essa deslocação se deve ao seu movimento de translação de 29,5 dias em torno da Terra. A Lua passará por Aries no dia 25 nessa trajetória e entrará em Touro no dia 27 de novembro. No dia 28 teremos Lua cheia. Nesse dia ocorrerá a conjunção de nosso satélite com Júpiter. Nessa aproximação espetacular, o disco da Lua de meio grau de arco (largura de um lápis observado com o braço esticado) fará o eclipse de Júpiter. Esse encontro dos dois astros será visto a olho nu no intervalo curto de uma hora entre 21 e 22 horas do dia 28 (veja o Quadro 2 ilustrativo), bem ao horizonte a Leste. O eclipse de júpiter começa por volta das 21h08 e termina em torno das 22h00. Quem continuar a observação verá a Lua se distanciando de Júpiter durante toda a noite. Vale a pena economizar um tempinho para ver este espetáculo sem igual.

QUADRO_1

Quadro 1: Ilustração dos diferentes tamanhos angulares e a sua relação a tamanhos de objetos e mão

O uso de binóculo pode facilitar a observação desse encontro raro, pois a grande luminosidade da Lua cheia ofuscará a observação de Júpiter nas suas proximidades.

Já aqueles que têm a oportunidade de observar o fenômeno através de um telescópio verão Júpiter se esconder e sair por trás da Lua nos seus pequenos detalhes. Exatamente nesse mesmo momento, Ganímedes, a maior das Luas Jovianas (Io, Europa, Ganímedes e Calisto) descobertas por Galileu Galilei, em 1610, estará em trânsito pelo disco luminoso do maior planeta do sistema solar (veja ilustração detalhada do fenômeno no Quadro 2). Ganímedes é o maior satélite natural do Sistema Solar (5.262 Km), sendo maior em diâmetro do que Mercúrio (3.800 Km). Com o período orbital de 7,1 dias, o satélite passará frente a Júpiter em menos de uma hora.

quadro2

Quadro 2: Conjunção entre a Lua cheia e Júpiter no dia 27/11 entre 21 e 22 horas (Clique aqui para ver mais detalhes)

Outra conjunção espetacular entre dois planetas poderá ser observada um pouco antes do nascer do Sol do dia 27 de novembro. Vênus estará a uma distância angular de apenas 0,3 graus de Saturno, ou seja, a metade do tamanho aparente da Lua (veja Quadro 1 ilustrativo). Nesse dia, os dois planetas gigantes nascerão juntos a Leste, por volta das 4 horas e 47 minutos, e estarão visíveis acima do horizonte até 5 horas 50 minutos, quando serão encobertos pelos primeiros raios solares.

Saturno encontra-se residente em Virgem por mais de dois anos devido ao longo período orbital de 29 anos. Já Vênus percorre a sua órbita em torno do Sol em apenas 210 dias, o que possibilita o acompanhamento da aproximação e afastamento desse planeta em relação a Saturno num intervalo de poucos dias (veja o Quadro 3 que ilustra o cenário do céu sobre São Carlos por volta das 5h30min).

Vênus pode ser distinguido de Saturno por sua luminosidade. Por estar mais próximo do Sol, Vênus estará 100 vezes mais brilhante que Saturno nessa semana. A estrela vespertina segue seu percurso nos dias que sucedem a máxima aproximação na direção de Mercúrio, que realiza movimento contrário rente ao horizonte.

QUADRO_3

Quadro 3: Conjunção entre Vênus e Saturno no dia 28/11 por volta das 5 horas e 40 minutos (clique aqui para ver mais detalhes)

* Previsão fornecida pelo docente do IFSC, Prof. Dr. Francisco Eduardo Gontijo Guimarães