24 de novembro de 2014

Semana da Escrita Científica: mais um ano de sucesso

“Só uma boa escrita pode trazer a visibilidade da qual o Brasil necessita cientificamente”. A frase anterior fez parte do discurso proferido pelo vice-diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Osvaldo Novais de Oliveira Jr., durante a abertura da 5ª edição da Semana da Escrita Científica, evento anual organizado pelo IFSC através do docente e presidente da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx), Valtencir Zucolotto, e que conta com a organização e total apoio das funcionárias da Biblioteca do IFSC.

SEC_5-_logoA temática escolhida para a 5ª edição do evento foi “A internacionalização das revistas brasileiras”, e durante os dois dias de duração da Semana (19 e 20 de novembro), diversas autoridades em escrita científica, reconhecidas nacional e internacionalmente, passaram pelo Instituto para ministrar palestras informativas e, sobretudo, para colocar os mais de 350 inscritos a par da importância de uma boa escrita científica para se fazer conhecer- pesquisa e pesquisador- Brasil afora.

A palestra inaugural foi ministrada pelo assessor de informação e comunicação em Ciência da FAPESP, Abel Packer, que trouxe informações e dados a respeito da publicação científica no Brasil, destacando as iniciativas e ações da Scientific Eletronic Library Online (SciELO), da qual, inclusive, é coordenador através da FAPESP.

Na sequência, foi a vez do docente do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp e editor associado do Brazilian Journal of Physics, Alberto Saa. Com a palestra intitulada “A nova fase do Brazilian Journal of Physics“, o editor fez um breve histórico sobre a referida publicação, perpassando pelas importantes contribuições dadas por ela desde sua origem, dificuldades financeiras, ferramentas de editoração, estrutura hierárquica etc., encerrando as apresentações do dia 19.

No dia 20, a Semana teve início logo cedo com a primeira parte do curso “Redação Científica”, ministrada pelo do próprio Zucolotto. Logo após, entrou em cena o docente da Unesp, Gilson Volpato, para ministrar a segunda parte do curso. Num tom descontraído e didático, ambos reforçaram a importância de se fazer entender através de artigos científicos para que as pesquisas sejam devidamente conhecidas, além de enfatizar como os mesmos artigos, quando bem escritos e inteligíveis, podem lançar seus respectivos autores para o conhecimento e reconhecimento internacional.

Para dar início às atividades diurnas, esteve presente o docente da Faculdade de Odontologia de Araraquara (Unesp) e presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), Sigmar de Mello Rode. Apresentando alguns dados interessantes a respeito das publicações científicas brasileiras, o foco de sua palestra foi na ética- ou falta dela- por parte dos pesquisadores brasileiros no que diz respeito ao plágio e fraudes cometidas no meio acadêmico, relacionadas a trabalhos científicos. Sigmar também contou parte do histórico da ABEC, falando sobre a origem da associação e principais objetivos.

Logo depois, a chefe da Seção de Tratamento e Informação da biblioteca da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), Flávia Cassin, deu uma aula sobre a ferramenta EndNote Web, realizando atividades práticas de busca.

Finalmente, e como parte de uma das principais atividades de Semana, houve o lançamento do livro Writing Scientific Papers in English Successfully: Your Complete Roadmap, que foi apresentado pelo docente e vice-diretor do IFSC, Osvaldo Novais de Oliveira Jr., um dos autores do livro juntamente com os docentes Valtencir Zucolotto (IFSC/USP) e Sandra Maria Aluísio (ICMC/USP). Além dos participantes da Semana da Escrita Científica, o lançamento também foi contemplado pelo diretor do IFSC, Tito José Bonagamba, pelo diretor do ICMC, Alexandre Nolasco de Carvalho, pela vice-diretora do ICMC, Maria Cristina Ferreira de Oliveira e pelo docente da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP), Pietro Ciancaglini.

De acordo com Osvaldo, “o lançamento deste livro é um sonho que se tornou realidade, resultado de um trabalho de quase 20 anos”. O docente fez uma rápida coletânea do conteúdo do livro, resumindo cada capítulo- um deles, inclusive, a base para sua palestra “Learn by doing”, que encerrou a Semana.

Para finalizar o evento, foram realizados os sorteios de brindes aos participantes, incluindo-se DVDs com o curso completo de Escrita Científica e um tablet.

Abaixo, confira algumas imagens da edição de 2014 da Semana da Escrita Científica:

SEC_5-1

SEC_5-2

SEC_5-3

SEC_5-4

SEC_5-5

SEC_5-6

SEC_5-7

SEC_5-8

SEC_5-9

1- Osvaldo Novais de Oliveira Jr.

2- Abel Packer

3- Aberto Saa