29 de novembro de 2013

Selenocisteína: o 21º aminoácido e sua síntese

O docente e pesquisador do Grupo de Cristalografia do IFSC, Prof. Dr. Otavio Thiemann, foi o palestrante da última edição de 2013 da iniciativa Colloquium diei, com o tema intitulado Selenocisteína: o 21º aminoácido e sua síntese, um evento que decorreu no período da manhã do dia 29 de novembro.

Thiemann abordou na sua apresentação a representatividade que os protozoários têm no grupo de organismos unicelulares caracterizados por uma longa história evolutiva, tendo se adaptado a vários ambientes e formas de vida, revelando a presença de vias THIEMANNmetabólicas antes desconhecidas em outros grupos de organismos.

Uma das vias que tem despertado interesse no grupo de Otavio Thiemann, tornando-se um dos focos do trabalho da equipe, é a síntese de novos aminoácidos – selenocisteína e pirrolisina.

O grupo de pesquisa de Otavio Thiemann dedica-se, desde há algum tempo, ao estudo das funções e estruturas de enzimas dessa via em protozoários e na bactéria Escherichia coli, tendo já identificado a sua existência em parasitas da Leishmania e Trypanosoma e, mais recentemente, na ameba Naegleria gruberi.

Esta via representa um alvo em potencial no estudo do mecanismo de interação e especificidade entre proteínas e tRNAs, sendo que Thiemann demonstrará, em sua apresentação, que é essencial para a sobrevivência dos parasitos e que pode ser, inclusive, uma interessante via para desenho de drogas.