16 de maio de 2014

Searching for Understanding of Water and Ice Interfaces

No âmbito do programa Colloquium diei, decorreu no dia 16 de maio, pelas 10h30, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC-USP), a palestra Searching for Understanding of Water and Ice Interfaces, apresentada pelo Prof. Yuen-Ron Shen, do Departamento de iuen300Física da Universidade da California, Berkeley (EUA).

A Interface da água e do gelo é uma importância crucial na nossa vida moderna, mas nosso conhecimento sobre isto ainda está num estágio primitivo.

Assim, em sua apresentação, Shen descreveu sua tentativa de usar a soma de frequência de espectroscopia vibracional específica da superfície, para compreender, em nível molecular, as interfaces da água e do gelo.

Nascido em Xangai – República Popular da China – e formado pela Universidade Nacional de Taiwan, Yuen-Ron Shen é Professor Emérito de Física da University of Califórnia (EUA). Em 1980 e 1990, Shen desenvolveu diversos métodos ópticos não-lineares para o estudo de superfícies e interfaces de materiais, que são atualmente utilizados amplamente por cientistas de diversas áreas atualmente.

Fundada em 1868, a University of California (EUA) é considera uma das universidades mais proeminentes do mundo.