21 de novembro de 2014

Sabores pesados: o futuro da física de partículas

Tendo em vista que a observação direta de novas partículas parece pouco provável em um futuro próximo, as medidas de precisão – como as realizadas na Física de Sabores Pesados – se apresentam como o caminho mais promissor para uma melhor compreensão das interações fundamentais.

Com esta premissa, o Prof. Dr. Leandro Salazar de Paula, docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ministrou a palestra Sabores pesados: o futuro da física de partículas, na mais recente edição do Colloquium diei, que ocorreu no dia 21 de novembro, pelas 10h30, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC-USP).

Leandro300Os objetos de estudo mais fundamentais da Física são as partículas e como elas interagem entre si. Ou seja, quais forças são responsáveis por atrair ou repelir elétrons, prótons, nêutrons, quarks entre outras. Tais interações são oriundas de apenas quatro forças, duas das quais são mais conhecidas pelo público geral: a da gravitação, que nos permite estar fixados ao solo, por exemplo, e a eletromagnética, que explica fenômenos ligados à corrente elétrica e ao magnetismo. As forças fraca, forte e eletromagnética são bem explicadas pelo chamado “modelo padrão da física de partículas elementares”, ou simplesmente pela “mecânica quântica”, teoria que permitiu explicar a estrutura da matéria. Neste sentido, o pesquisador descreveu o modelo padrão e, posteriormente, discutiu os desafios da primeira fase de operação do LHC, como a observação do Bóson de Higgs.

Leandro Salazar de Paula, que possui graduação, mestrado e doutorado em física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é coordenador do Laboratório de Física de Partículas Elementares do Instituto de Física da referida universidade, onde trabalha com ênfase em Física Experimental de Altas Energias, atuando principalmente com os temas: violação de CP, Física do b, trigger e LHCb.