9 de junho de 2014

Resultados do Curso de Fundamentos da Administração

A fim de fornecer um panorama de novas oportunidades de engajamento e colaboração no funcionamento institucional, o Instituto de Física de São Carlos (USP) realizou no dia 06 de junho, o Workshop Resultados do Curso de Fundamentos da Administração, organizado pelo Comitê de Treinamento e Desenvolvimento da Unidade (T&D).tit2-250

Na cerimônia de abertura, o Diretor do IFSC-USP, Prof. Dr. Tito José Bonagamba iniciou seu discurso ressaltando a importância do conselho do referido curso dentro de uma unidade de ensino e pesquisa da USP: Em termos gerais, o IFSC é conhecido e em todas as reuniõesque se realizam na Universidade de São Paulo, o Instituto sempre é colocado em destaque. Realmente, o IFSC é um órgão visto com muito respeito, disse Bonagamba.

O Diretor ainda relembrou a visita feita pelo Reitor da Universidade, Marco Antonio Zago, ao Instituto, onde afirmou que era importante a implantação de um centro de gestão em que houvesse uma administração exemplar em todos os campi. Além disso, o Diretor agradeceu a administração do T&D pela atitude e afirmou que o Instituto oferecerá todo o apoio à iniciativa.

Antes de dar início aos trabalhos, o Prof. José Fabian Schneider (IFSC-USP) fez uma breve fabian250apresentação sobre o curso de Fundamentos da Administração, tendo reforçado que a ideia é fornecer elementos da teoria da administração para desenvolver competência, analisar o funcionamento das organizações e contribuir na atuação dos funcionários. Além disso, de acordo com o docente, outra meta do curso é desenvolver habilidades e atitudes de valores na gestão: O objetivo não é simplesmente discutir os fundamentos teóricos, mas também focar na resolução de problemas.

Seguidamente, os funcionários participantes do curso de extensão em Fundamentos da Administração, realizado recentemente no Departamento de Engenharia de Produção da EESC, apresentaram para a comunidade do IFSC os seus trabalhos de conclusão. Cada equipe apresentou uma proposta de solução para um desafio administrativo real, utilizando as ferramentas fornecidas pelo curso, orientado para a resolução de problemas.