18 de setembro de 2013

Ressonância Magnética Nuclear: Instrumentação eletrônica e aplicações

O Grupo de Óptica do IFSC realizou em 8 de setembro, no período da tarde, mais um seminário especial, desta vez tendo como convidado o Engº Edson Luiz G. Vidoto, pesquisador do Grupo de Ressonância Magnética do próprio Instituto.

GO-_EdsonO palestrante apresentou em seu seminário uma introdução aos conceitos básicos da ressonância magnética nuclear (RMN), os principais métodos de obtenção de sinal e o instrumento básico necessário para execução de um experimento.

Vidoto também abordou as mais novas aplicações da RMN em diferentes áreas do conhecimento, bem como as tecnologias eletrônicas mais recentes para desenvolvimento de instrumentos mais robustos, mais duráveis e mais baratos.

Edson Vidoto é engenheiro eletricista formado pela Escola de Engenharia de São Carlos e tem o doutorado em Física Aplicada pelo Instituto de Física de São Carlos, atuando na área de instrumentação eletrônica para ressonância magnética, com foco em circuitos de alta frequência e campos magnéticos.