23 de novembro de 2012

Ressonância Magnética Eletrônica: princípios e aplicações

graeff250Decorreu na manhã do dia 23 de novembro, no Auditório Sérgio Mascarenhas, a última palestra deste ano inserida no programa Colloquium diei, tendo como convidado o Prof. Dr. Carlos Frederico de Oliveira Graeff, docente do Departamento de Física da Faculdade de Ciências de Bauru – UNESP, que abordou o tema intitulado Ressonância Magnética Eletrônica: princípios e aplicações.

O palestrante abordou a técnica de ressonância magnética eletrônica, surgida em 1945, quando Zavoisky realizou seus primeiros experimentos de ressonância paramagnética eletrônica.

Com efeito, esta técnica desenvolveu-se de forma muito rápida, tornando-se em uma poderosa ferramenta, com especial incidência em várias áreas, como, por exemplo, em nanotecnologia.

Neste evento, além ter feito uma breve introdução aos princípios físicos de funcionamento da técnica, o Prof. Dr. Carlos Graeff apresentou ainda algumas técnicas avançadas, como a ressonância magnética detectada eletricamente – a denominada RMDE -, tendo ilustrado alguns exemplos desta última na caracterização de dispositivos orgânicos.