Notícias

28 de fevereiro de 2013

Relatividade e força de Lorentz

Quase um ano atrás, mais especificamente em maio de 2012, o engenheiro elétrico estadunidense, Masud Mansuripur, fez uma afirmação audaciosa: disse que a Força de Lorentz* é incompatível com a relatividade criada pelo famoso físico, Albert Einstein.

LorentzTendo como base tal provocação, Mansuripur publicou um artigo sobre o assunto na Physical Review Letters (PRL), prestigiada publicação científica na área de física, e a Science News**, ciente da importância do tema, decidiu dedicar uma reportagem ao assunto. “O eletromagnetismo, dentro do qual a Força de Lorentz está inserida foi o que deu origem à relatividade, portanto essa afirmação foi vista com espanto pelos estudiosos da área”, conta o docente de Física Teórica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Daniel A. Turolla Vanzella.

A publicidade dada pela Science ao assunto chamou a atenção de diversos estudiosos da relatividade (inclusive do próprio Vanzella) que, pouco tempo depois, escreveram alguns comments*** contestando a afirmação de Mansuripur e, inclusive, provando seu equívoco. “Além do meu comment, enviado à PRL e comentado na Science, outros foram escritos por pesquisadores de diversos países, afirmando que Masud tinha feito uma proposição incorreta”, relembra Vanzella.

Apenas agora, quase um ano depois, a PRL publicou, em sua página na internet, um dos quatro comments contestatórios, exatamente o de Vanzella (para visualizá-lo, clique aqui). “Em 8 de janeiro deste ano, a PRL aceitou o meu comment e, dias depois, outros três, que refutavam o artigo de Mansuripur. Essa demora se deveu ao fato de que, antes de aceitar as contestações, o artigo passou por outros três assessores da revista que, finalmente, convenceram os editores de que a publicação de Masud estava incorreta”.

Além da informação incorreta sobre a relação entre força de Lorentz e a relatividade, Masud propõe uma nova lei de força, que ele acredita ter vantagens sobre a força de Lorentz. Vanzella, embora discorde, afirma que, se correta, a proposição de Masud seria surpreendente. Até o momento, não há provas- nem mesmo por parte de Masud- de que essa “nova lei” funcione. Mas, depois do ocorrido, todos- publicações, revistas e pesquisadores- certamente estarão mais cautelosos ao que escrevem.

* lei formulada no século XIX, que dita como uma carga elétrica se comporta num campo elétrico e magnético

**site de notícias da famosa revista científica Science

*** os artigos científicos enviados às revistas tem, mais ou menos, quatro páginas. Os comments podem ter, no máximo, uma

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..