28 de fevereiro de 2013

Relatividade e força de Lorentz

Quase um ano atrás, mais especificamente em maio de 2012, o engenheiro elétrico estadunidense, Masud Mansuripur, fez uma afirmação audaciosa: disse que a Força de Lorentz* é incompatível com a relatividade criada pelo famoso físico, Albert Einstein.

LorentzTendo como base tal provocação, Mansuripur publicou um artigo sobre o assunto na Physical Review Letters (PRL), prestigiada publicação científica na área de física, e a Science News**, ciente da importância do tema, decidiu dedicar uma reportagem ao assunto. “O eletromagnetismo, dentro do qual a Força de Lorentz está inserida foi o que deu origem à relatividade, portanto essa afirmação foi vista com espanto pelos estudiosos da área”, conta o docente de Física Teórica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Daniel A. Turolla Vanzella.

A publicidade dada pela Science ao assunto chamou a atenção de diversos estudiosos da relatividade (inclusive do próprio Vanzella) que, pouco tempo depois, escreveram alguns comments*** contestando a afirmação de Mansuripur e, inclusive, provando seu equívoco. “Além do meu comment, enviado à PRL e comentado na Science, outros foram escritos por pesquisadores de diversos países, afirmando que Masud tinha feito uma proposição incorreta”, relembra Vanzella.

Apenas agora, quase um ano depois, a PRL publicou, em sua página na internet, um dos quatro comments contestatórios, exatamente o de Vanzella (para visualizá-lo, clique aqui). “Em 8 de janeiro deste ano, a PRL aceitou o meu comment e, dias depois, outros três, que refutavam o artigo de Mansuripur. Essa demora se deveu ao fato de que, antes de aceitar as contestações, o artigo passou por outros três assessores da revista que, finalmente, convenceram os editores de que a publicação de Masud estava incorreta”.

Além da informação incorreta sobre a relação entre força de Lorentz e a relatividade, Masud propõe uma nova lei de força, que ele acredita ter vantagens sobre a força de Lorentz. Vanzella, embora discorde, afirma que, se correta, a proposição de Masud seria surpreendente. Até o momento, não há provas- nem mesmo por parte de Masud- de que essa “nova lei” funcione. Mas, depois do ocorrido, todos- publicações, revistas e pesquisadores- certamente estarão mais cautelosos ao que escrevem.

* lei formulada no século XIX, que dita como uma carga elétrica se comporta num campo elétrico e magnético

**site de notícias da famosa revista científica Science

*** os artigos científicos enviados às revistas tem, mais ou menos, quatro páginas. Os comments podem ter, no máximo, uma