4 de outubro de 2012

Decorreu no IFSC, no dia 4 de outubro, durante o período da tarde, mais uma edição do “Café com Física, tendo desta vez como palestrante o Prof. Dr. Oscar Nassif de Mesquita, docente e pesquisador do Departamento de Física da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais.CAFE4OUTUBRO

“A Relação entre elasticidade de DNA e a ligação cooperativa de proteínas e fármacos” foi o tema da palestra do referido docente, numa abordagem relativa à reação química da ligação de proteínas e fármacos ao DNA, que pode ser estudada medindo-se a mudança na elasticidade (comprimento de persistência) do complexo formado em experimentos com moléculas únicas.

Para medida do comprimento de persistência de uma única molécula de DNA realizam-se experimentos de força por extensão, usando-se uma pinça óptica. Algumas moléculas e proteínas se ligam não especificamente ao DNA e são responsáveis por sua condensação/compactação dentro dos cromossomos.

Na sua apresentação, o Prof. Oscar Nassif de Mesquita mostrou como o fármaco betaciclodextrina (CD) tem sido usado para a condensação do DNA dentro de vesículas artificiais, para transfecção de células com aplicações em terapia gênica.CAFE40UT2

Os resultados de seu trabalho mostram que, para pequenas concentrações de CD, a molécula de DNA-CD fica mais flexível e para concentrações maiores fica mais rígida. Este tipo de comportamento não-monotônico foi também observado na interação da proteína da bactéria HU e DNA.

A proposta apresentada pelo docente é através de um modelo estatístico de desordem “quenched”, descrevendo a isoterma de ligação usando o modelo de Hill para cooperatividade, que ajusta muito bem aos dados do comprimento de persistência para o DNA-CD e os dados encontrados na literatura para o DNA-HU.

Destes ajustes, o palestrante mostrou como obteve tanto os parâmetros elásticos relacionados a mudanças estruturais do DNA, quanto os parâmetros da reação química de ligação, a saber, a constante de dissociação e expoente de Hill de cooperatividade.