20 de abril de 2012

Reitor da USP é um dos escolhidos para Conselho Superior

O Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) conta, a partir de 27 de março, com dois novos integrantes: Alejandro Szanto de Toledo e João Grandino Rodas. Também foi reconduzida ao cargo Suely Vilela.

Vilela é professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto e ex-reitora das USP.

Szanto, docente da Universidade de São Paulo (USP), foi diretor do Instituto de Física (IF/USP) de 2006 a 2010 e, atualmente, é membro do Conselho Superior do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).

Rodas é o atual reitor da USP e, também acumula outros cargos, como membro titular do Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul e Membro da Comissão Jurídica Interamericana da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Os dois últimos docentes irão substituir Sedi Hirano, professor titular e diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, e Vahan Agopyan, engenheiro civil, graduado pela Escola Politécnica, da qual foi diretor, e professor titular de Materiais e Componentes de Construção Civil.

A escolha dos integrantes do Conselho Superior da FAPESP foi feita a partir de listas tríplices, eleitas pelo Conselho Universitário da USP e, posteriormente, enviadas ao governador, que oficializou, no último mês, a posse dos docentes.