28 de março de 2017

Vivaldi e as “Quatro Estações” no Teatro Municipal

A série Concertos USP – Prefeitura Municipal de São Carlos regressa para a edição de 2017, tendo novamente como ponto de encontro o Teatro Municipal de São Carlos “Dr. Alderico Vieira Perdigão, que recebe o 74º Concerto da “USP – Filarmônica” (sem intervalo),

uspfilar500

evento que ocorrerá no dia 29 de março, a partir das 20h30.

Sob a regência do Maestro Rubens Russomanno Ricciardi e com a especial participação dos solistas Claudio Rogério Giovanini Micheletti (violino), André Luis Giovanini Micheletti (violoncelo), Giovana Ceranto (cravo) e Vinicius Eduardo Simião da Silva (tenor), o programa trará As Quatro Estações – da obra O confronto da harmonia e da invenção – Op. 8 (Amsterdã, 1725), de Antonio Vivaldi (Veneza, 1678 – Viena, 1741), com a seguinte sequência:

Concerto Nº 1 em Mi maior, RV 269, La primavera

(Primavera)

I) Allegro

II) Largo

III) Allegro Pastorale

Concerto Nº 2 em Sol menor, RV 315, L’estate

(Verão)

I) Allegro non molto

II) Adagio e piano – Presto e Forte

III) Presto

Concerto Nº 3 em Fá Maior, RV 293, L’autunno

(Outono)

I) Allegro

II) Adagio molto

III) Allegro

Concerto Nº 4 em Fá menor, RV 297, L’inverno

(Inverno)

I) Allegro non molto

II) Largo

III) Allegro

No que concerne aos solistas que se irão apresentar neste concerto, eis algumas notas sobre eles:

Claudio Rogério Giovanini Micheletti (violino)

CLAUDIO_ROGRIO150Formou-se em 2004 na Academia de Música Liszt Ferenc de Budapeste (Hungria), sob orientação de Eszter Perenyi. É vencedor dos concursos para jovens solistas da OSESP e da Orquestra Experimental de Repertório (OER) por três anos consecutivos. É detentor do II Prêmio do X Concurso Eldorado em 1999. Foi membro fundador do Quarteto Camargo Guarnieri. Atuou como solista frente a orquestras sinfônicas como OSESP, Camerata Fukuda, Municipal de São Paulo (OSM), OER, USP-Filarmônica, Municipal de Campinas e do Estado de Minas Gerais, entre outras. Em 2011 foi solista no Avery Fisher Hall Lincoln Center de Nova Iorque (EUA). Sua discografia inclui três CDs com a Camerata Fukuda e a gravação das obras de Osvaldo Lacerda, a convite do próprio compositor (Selo ABM Digital, 2011). Desde 2009 ministra aulas no Instituto Bacharelli. Spalla da OSUSP e da OER, é também professor na Faculdade Cantareira em São Paulo. Desde 2016 atua como spalla do recém-fundado USP-Quarteto, atrelado à FFCLRP-USP, com gravações de obras brasileiras, por conta das pesquisas realizadas pelo NAP-CIPEM pela Coleção USP de Música.

André Luis Giovanini Micheletti (violoncelo)

Doutor pela Universidade de Indiana em Bloomington e mestre pela ANDRE_LUIS200Universidade Northwestern em Chicago, ambos nos EUA. Bacharel em violoncelo pelo IA-UNICAMP, já atuou como concertino da Columbus Indiana Philharmonic Orchestra, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e primeiro violoncelo da Camerata Fukuda e Orquestra de Câmara da UNESP. Como solista, fez a primeira audição do Concerto para violoncelo e orquestra de Edmundo Villani-Côrtes e se apresentou frente a orquestras, tais como Sinfônica de Heliópolis, Municipal de Campinas, Sinfônica de Belém, OER, Camerata Fukuda, Câmara da UNESP, Jovem do Estado de São Paulo, North Shore Chamber Orchestra (EUA), Bach Gamut Ensemble (EUA) e USP-Filarmônica, entre outras. Como recitalista e camerista, tem atuado no Brasil, Argentina, Alemanha, Estados Unidos e Canadá. Foi professor de violoncelo do Instituto Baccarelli, Faculdade Cantareira, Escola Municipal de Música de São Paulo e Conservatório de Tatuí. É presidente da Associação Amigos Mahle em Piracicaba e professor de violoncelo e música de câmara no Departamento de Música da FFCLRP-USP, também GIOVANA_CERANTO200membro do NAP-CIPEM.

Giovana Ceranto (cravo)

Formada em piano e cravo no Conservatório de Tatuí, onde também estudou fortepiano, é, desde 2016, graduanda em piano na classe de Fernando Crespo Corvisier pelo Departamento de Música da FFCLRP-USP e bolsista da USP-Filarmônica. Foi também aluna de cravo de Pedro Persone (pós-doc pela FFCLRP-USP).

Vinícius Eduardo Simião da Silva (tenor)

É aluno de graduação em canto na classe de Yuka de Almeida Prado pelo Departamento de Música da FFCLRP-USP e bolsista da USP-Filarmônica.

Este evento cultural conta com os apoios de todos os órgãos dirigentes da Universidade de São Paulo (USP) e do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus de VINICIUS_EDUARDO150São Carlos – USP, numa organização conjunta do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Prefeitura Municipal de São Carlos, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP) e, principalmente, do Departamento de Música da FFCLRP/USP.

Tal como aconteceu no ano passado, as entradas para este concerto – bem para como para todos os outros inseridos na Série Concertos USP / Prefeitura de São Carlos, temporada 2017, serão livres e gratuitas, não sendo necessária a aquisição e/ou apresentação de convites ou ingressos, procedendo-se a entrada ao concerto por ordem de chegada.

O folder deste concerto poderá ser baixado, cicando AQUI.