16 de julho de 2019

Registrada a presença de escorpiões no Campus USP de São Carlos

A presença de escorpiões no Campus USP de São Carlos foi recentemente divulgada em comunicado emitido pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Campus USP de São Carlos, cujo conteúdo reproduzimos abaixo.

Em razão do elevado número de registros de ocorrências de escorpiões em algumas regiões do interior do Estado de São Paulo e levando em consideração que ocorrências também têm sido registradas no Campus de São Carlos da Universidade de São Paulo, solicitamos a colaboração da comunidade uspiana para que utilize o “Aplicativo (APP) Campus USP” como ferramenta de comunicação de ocorrências de escorpiões.

Para isso, basta acessar no menu do aplicativo a aba “Animais no Campus”, fazer o registro e enviá-lo. Assim, uma vez que tenha acesso à aba “Animais no Campus”, é possível ao usuário fazer o registro escrito da ocorrência e também enviar áudios e fotos.

É muito importante que o registro seja o mais completo possível, incluindo local, data e horário da ocorrência bem como informações sobre o número, tipo (o escorpião amarelo é prevalente nesta região) e tamanho estimado do escorpião.

Importante ressaltar que a colaboração da comunidade é essencial, pois permitirá que seja elaborado um mapeamento de focos de criadouros, favorecendo o planejamento e a execução de ações de controle, preventivas e corretivas, e de minimização dos riscos.

Finalmente, cumpre ainda informar que há ações de controle e coleta de entulhos que são executadas cotidianamente pela PUSP-SC e também pelas Unidades de Ensino e Pesquisa do Campus, bem como operações realizadas por empresas especializadas no controle de insetos e pragas.

(PUSP-SC)