23 de abril de 2015

Recorde de ingressantes de escolas públicas em 2015

Em 2015, o número de ingressantes oriundos de escolas públicas na USP cresceu 8% em relação ao ano anterior, tendo passado de 32,3% para 35,1%, representando o maior índice registrado na Universidade desde a criação do Programa de Inclusão Social (Inclusp), em 2006.

No total de ingressantes na Universidade, o número de alunos matriculados que se declararam pretos, pardos e indígenas (PPI) também cresceu, passando de 17,2%, em 2014, para 18,8% neste ano. Desses, 32,1% são oriundos de escolas públicas, beneficiados pelos bônus do Programa, representando um aumento de 14,2% em relação a 2014.

Outro dado importante refere-se ao perfil socioeconômico dos alunos ingressantes neste ano. A maior porcentagem dos matriculados declarou ter renda familiar de três a cinco salários mínimos — 19,6% dos alunos matriculados em 2015 (em 2008, essa porcentagem era de 15,7%). Para a renda familiar de até sete salários mínimos, o índice chega a 56,7%. Em 2008, esse índice era de 41,5%.

Em essência, esses dados revelam sucesso, ainda que parcial, na política de bônus adotada pela USP e intensificada nos dois últimos anos. Essa política aumenta a competitividade dos candidatos oriundos das escolas públicas e, como consequência, aumenta a proporção de pretos, pardos e indígenas, ao mesmo tempo em que aumenta o ingresso de estudantes com renda familiar menor, destacou o reitor Marco Antonio Zago.

Sistema de bônus

Em 2014, o Conselho de Graduação aprovou mudanças no sistema de bonificação do Inclusp. A partir do Vestibular deste ano, o candidato de escola pública recebe a porcentagem total da bonificação, que varia de acordo com o grupo em que o candidato se inserir, conforme o quadro a seguir:

Candidato / Bonificação

Inclusp Ensino Médio

Aluno que cursou ou esteja cursando ensino médio em escola pública……………………..12%

Inclusp Ensino Básico

Aluno que cursou ensino fundamental na rede pública e tenha cursado ou esteja cursando, integralmente, o ensino médio em escola pública………………………………………………15%

Bônus Pasusp

Concedido a candidato que cursou integralmente o ensino fundamental na rede pública e que esteja cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas…………………Até 20%

Bônus PPI –EB

candidato inscrito no vestibular na condição de Inclusp Ensino Básico e que se declararem pretos, pardos e indígenas………………………………………………………………………….5%

Nos últimos cinco anos (de 2010 a 2015), a percentagem de novos alunos que entraram na USP vindos da escola pública aumentou em 36%. O número absoluto de alunos oriundos das escolas públicas aumentou 41% nesse período (de 2.730, em 2008, para 3.847, em 2015).

Entre os alunos PPI vindos da escola pública, no mesmo período, o número absoluto aumentou 89% (652, em 2008, para 1.232, em 2015).

(Com informações da Assessoria de Imprensa da USP)

Assessoria de Comubnicação