14 de abril de 2023

Randon Lasers e o comportamento vítreo da luz

O IFSC/USP organizou no dia 14 de abril mais um colóquio, desta vez com a participação do Prof. Cid B. de Araújo, docente do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que abordou o tema “Randon Lasers e o comportamento vítreo da luz”.

“Random Lasers” (Lasers Aleatórios – LAs) são muito diferentes dos lasers convencionais.

Enquanto os lasers convencionais dependem de espelhos formando uma cavidade ressonante que amplifica e guia a luz em uma única direção, os LAs dependem de vários eventos de redirecionamento aleatório da luz dentro de um meio de ganho desordenado, como um pó ou um líquido turvo, por exemplo.

Na maioria dos LAs, o meio de ganho é iluminado por uma fonte externa e a luz é espalhada várias vezes em diferentes direções.

Parte da luz espalhada eventualmente retorna ao meio de ganho onde é amplificada por emissão estimulada levando a mais espalhamento e amplificação, podendo resultar na emissão de luz coerente em determinados comprimentos de onda.

As aplicações incluem, por exemplo, o uso dos LAs no sensoriamento de parâmetros físicos em diferentes sistemas, imageamento e telecomunicações.

Neste colóquio o palestrante discutiu princípios de operação dos LAs, mostou algumas aplicações e apresentou trabalhos realizados no Recife, abordando temas que estão na fronteira da pesquisa nesta área.

Mostrou, ainda, analogias entre os LAs e “sistemas complexos” que apresentam várias transições-de-fase estudadas na Física Estatística, e em particular discutiu experimentos que permitem observar e caracterizar o fenômeno de Quebra de Simetria de Réplicas originalmente estudado em sistemas magnéticos de vidros de spins e que foi o tema central considerado para concessão do Premio Nobel de Física de 2021 a G. Parisi.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP