Notícias

20 de abril de 2013

Quibit mecânicos acoplados

Em mais uma edição do programa de colóquios científicos denominados Colloquium diei, que habitualmente ocorre no IFSC, o destaque do dia 19 de abril foi para a palestra proferida pelo Prof. Matt LaHaye (Syracuse University – USA), que decorreu pelas 10h30, no Anfiteatro Azul do Instituto.

Neste colóquio foi transmitido, pelo palestrante, a existência de um esforço crescente para integrar as tecnologias quânticas com estruturas mecânicas, com a finalidade de manipular e medir os estados quânticos de mecânica para diversas aplicações, que abrangem a computação quântica para detecção de forças fracas de explorações fundamentais da mecânica quântica em escala maciça.

O foco central deste esforço, usualmente chamado de sistemas eletromecânicos quânticos, tem sido a integração de supercondutores eletrônicos como elementos de controle e medição em nano sistemas e microeletromecânicos (NEMS e MEMS).

Na verdade, os últimos anos foram pautados por avanços espetaculares feitos nesta área, oferecendo aos pesquisadores um conjunto de ferramentas para preparar, manipular e medir NEMS e MEMS.

Em sua palestra, o Prof. LaHaye destacou o estado-da-arte deste novo campo, tendo focado, particularmente, o seu recente trabalho, bem como de seus colegas, no desenvolvimento de uma ferramenta bastante interessante – o ressonador mecânico qubit acoplado.

Matt LaHaye discutiu com a plateia como os ressonadores mecânicos são, em muitos aspectos, formalmente análogos aos sistemas em eletrodinâmica quântica de cavidades que foram usadas para estudar a natureza quântica da luz, delineando como a mecânica qubit acoplado será igualmente um importante teste para estudar a natureza quântica de estruturas mecânicas.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..