6 de agosto de 2014

Quantum phase transitions and disorder

Thomas Vojta, do Departamento de Física, pesquisador da Missouri University of Science and Technology (Missouri S&T-EUA), foi o palestrante convidado em mais uma edição da iniciativa Café com Física, realizada na manhã de 6 de agosto, na Sala F-210 (IFSC-USP), com a apresentação do tema “Quantum phase transitions and disorder: Griffiths singularities, infinite randomners, and smearing”.

Cafe_com_fisica-Thomas_VojtaAs transições de fase têm diversas consequências, como, por exemplo, na estrutura de grande escala do universo de fases quânticas exóticas em baixas temperaturas. Muitos sistemas realistas contêm impurezas, defeitos e outras formas de desordens saciadas. Em sua palestra, Thomas abordou os fatores da aleatoriedade das propriedades de transições, bem como os transtornos de flutuações e raras regiões espaciais, que dão origens as fortes singularidades em energias livres e têm seus resultados ilustrados em experimentos com ligas de metais de transição e sistemas de férmions pesados.

Atualmente, Thomas Vojta trabalha com matéria condensada e física estatística, e investiga o comportamento de longo prazo e de grande distância de sistemas quânticos com elevados graus de liberdade, utilizando a teoria quântica de campo, bem como simulações numéricas. Sua experiência inclui quântica e transições de fase clássica, comportamento crítico, magnetismo, supercondutividade, e transporte de materiais desordenados.

Além do Departamento de Física, a Missouri S&T congrega os departamentos de Engenharia Aeroespacial; Estudos Aeroespaciais; Artes, Letras e Filosofia; Ciências Biológicas; Negócios e Tecnologia da Informação; Engenharia Química e Bioquímica; Química; Engenharia Civil, Arquitetura e Meio Ambiente; Ciência da Computação; Economia; Engenharia Eletrotécnica e de Computadores; Engenharia de Gestão e Engenharia de Sistemas; Inglês Técnico e Comunicação; Geociências e Geologia e Engenharia de Petróleo; História e Ciência Política; Engenharia de Manufatura; Ciência dos Materiais e Engenharia; Matemática e Estatística; Mecânica e Aeroespacial; Mecânica; Ciência Militar; Mineração e Engenharia Nuclear; e Ciência Psicológica.