8 de agosto de 2014

Quantum phase transition and novel phases in condensed matter

No dia 08 de agosto, pelas 10h30, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC-USP), ocorreu mais uma edição do programa Colloquium diei, desta vez, com a palestra Quantum phase transition and novel phases in condensed matter, ministrada pelo Prof. Thomas Vojta, do Departamento de Física da Missouri University of Science and Technology VOJTA2-300(Missouri S&T), Estados Unidos.

O palestrante dissertou em como a física de matéria condensada pode ser associada ao comportamento complexo de sistemas com diversas partículas. Novas fases de matérias podem emergir como resultado de fortes interações entre partículas constituintes.

A transição de fase quântica é o lugar ideal para analisar esses fenômenos, uma vez que é considerada como a fronteira entre os diferentes estados quânticos de matéria. Neste sentido, o docente apresentou uma introdução sobre transições de fase quântica e discutiu as diversas novas fases de matérias descobertas em sólidos e gases atômicos ultrafrios.

Thomas Vojta atua com matéria condensada e física estatística e estuda o comportamento de longo prazo e de longa distância de sistemas quânticos com elevados graus de liberdade, utilizando a teoria quântica de campo, bem como simulações numéricas. Sua experiência inclui quântica e transições de fase clássica, comportamento crítico, magnetismo, supercondutividade, e transporte de materiais desordenados.

Além do Departamento de Física, a Missouri University of Science and Technology acolhe os seguintes departamentos: Engenharia Aeroespacial; Estudos Aeroespaciais; Artes, Letras e Filosofia; Ciências Biológicas; Negócios e Tecnologia da Informação; Engenharia Química e Bioquímica; Química; Engenharia Civil, Arquitetura e Meio Ambiente; Ciência da Computação; Economia; Engenharia Eletrotécnica e de Computadores; Engenharia de Gestão e Engenharia de Sistemas; Inglês Técnico e Comunicação; Geociências e Geologia e Engenharia de Petróleo; História e Ciência Política; Engenharia de Manufatura; Ciência dos Materiais e Engenharia; Matemática e Estatística; Mecânica e Aeroespacial; Mecânica; Ciência Militar; Mineração e Engenharia Nuclear; e Ciência Psicológica.