25 de março de 2015

“Perfect state transfer” spin chains: effect of disorder and Anderson

Nessa edição do Journal Club, que decorreu na Irene_Damico_250manhã do dia 25 de março, na Sala F-210, do Instituto de Física de São Carlos, a Profa. Irene D’Amico, do Department of Physics da University of York, Reino Unido, apresentou a palestra “Perfect state transfer” spin chains: effect of disorder and Anderson, onde destacou o efeito da desordem como o mais viável estado de transferência das cadeias de spin unidimensionais, tendo em vista que uma quantidade moderada de desordem pode resultar na localização de Anderson nestes sistemas.

Irene D’Amico obteve seu mestrado em Física na Università degli Studi di Trieste, Itália, e o pós-doutorado na University of Missouri, Estados Unidos. Atualmente, a docente é líder do Semiconductor Spintronics and Quantum Information Group e membro do Condensed Matter Theory Group, da University of York.