27 de junho de 2013

“Optrônica e Microtecnologias Aplicadas” é tema de seminário

Decorre amanhã, dia 27 de junho, entre as 13 e as 14 horas, na Sala-59 do Grupo de Óptica do IFSC, o seminário intitulado Optrônica e Microtecnologias Aplicadas, apresentado pelo Prof. Dr. Davies William de Lima Monteiro, docente do Departamento de Engenharia Elétrica da UFMG – Universidade Federal de Minas gerais.

Lima Monteiro apresentará temas atuais de pesquisa e desenvolvimento realizados no Laboratório para Optrônica e Microtecnologias Aplicadas, OptMA-Lab, da Escola de Engenharia da UFMG.

Os tópicos para esta palestra abordam temas tão variados, como, opticssensores micro- e optoeletrônicos, óptica adaptativa, óptica oftálmica, circuitos integrados, sensores de imagem, microfabricação de componentes micro-ópticos, e sistemas fotovoltaicos auto-reconfiguráveis.

Lima Monteiro possui graduação em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994), mestrado em Física pela mesma universidade (1997) e doutorado em Microeletrônica/Óptica Adaptativa pela Delft University of Technology (2002).

Atualmente é professor associado do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Minas Gerais e docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da mesma Universidade.

Atua na área de microeletrônica, e coordena o laboratório de Optrônica e Microtecnologias Aplicadas (OptMA_lab), com foco principalmente nos seguintes temas: óptica adaptativa e aplicada; sensores, circuitos integrados e processos em silício; MEMS/microtecnologia e células fotovoltaicas.