4 de dezembro de 2015

“Dia D nos Laboratórios”

Em 30 de novembro, a Comissão Gespública de Qualidade e Produtividade do Instituto de Física de São Carlos (CGQP- IFSC/USP) realizou o Dia D nos Laboratórios. Ocorrido no âmbito do programa IFSC 5S, que promove melhorias no ambiente de trabalho e o bem-estar dos servidores desta Unidade, a ação em questão permitiu que houvesse o recolhimento de antigos resíduos químicos não biológicos dos laboratórios de pesquisa do Instituto.

Esses materiais, Dia_D_nos_Labs_do_IFSC_-_2_-_300que estavam em desuso, foram coletados pela química do Laboratório de Resíduos Químicos (LRQ) do Campus USP São Carlos, Maria Cecília H. Tavares Cavalheiro. O LRQ atua na coleta e no tratamento de resíduos químicos, evitando que estes materiais cheguem até o meio ambiente e educando profissionais e instituições que trabalham com esse tipo de resíduo que, geralmente, oferece riscos à saúde.

Segundo Maria Cecília, nesta ação promovida pela Comissão, foi possível coletar resíduos de laboratórios, onde atuam cinco grupos de pesquisa desta Unidade, nomeadamente: o Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia, Grupo de Ressonância Magnética Nuclear, Grupo de Semicondutores, Grupo de Óptica e o Grupo de Fotônica.

Dia_D_nos_Labs_do_IFSC_-_3_-_250Para a Dra. Kilvia Mayre Farias, pesquisadora do IFSC/USP e membro da citada Comissão, é importante que os pesquisadores saibam como manter esse tipo de resíduo nos laboratórios e como descartá-los de maneira adequada. No IFSC há um número elevado de pessoas que têm contato com os laboratórios. Então, é importante que os pesquisadores e docentes procurem orientação para descartar os resíduos e que não deixem esses materiais em frascos sem etiquetas que permitam a identificação das substâncias.

Dia_D_nos_Labs_do_IFSC_-_4_-_500

Da esquerda para a direita: Antonio Donizetti Alves (Seção de veículos do IFSC/USP), a química Maria Cecília e as integrantes da Comissão, Flávia Lisboa, Simone Delgado e Kilvia Farias

Segundo a Dra. Kilvia, uma nova edição do Dia D nos Laboratórios do IFSC/USP deverá ocorrer durante o primeiro semestre de 2016.