8 de agosto de 2012

“Construção de um Bisturi Ultrassônico”

No seminário do Laboratório de Biofotônica, do Grupo de Óptica, marcado para o dia 09 de agosto, pelas 13 horas, na Sala de Seminários do referido grupo, o palestrante será Thiago Balan Moretti, aluno de Mestrado do programa de Interunidades em Ciência e Engenharia de Materiais da USP, que apresentará o trabalho intitulado Construção de um Bisturi Ultrassônico.

Com efeito, os materiais piezelétricos vêm sendo utilizados em várias aplicações na área da saúde e dentro dessas aplicações pode-se destacar os transdutores ultrassônicos piezelétrico de potência.

Thiago Moretti está desenvolvendo de um bisturi ultrassônico que permitirá realizar cortes homeostáticos, bem como cauterização dos tecidos biológicos.

O sistema é constituído por um transdutor ultrassônico, que transforma um sinal elétrico em ondas mecânicas, sendo destas transmitidas a uma haste que transmite ao tecido, sendo que o desenvolvimento deste projeto resultará em uma inovação tecnológica na área da saúde, contribuindo para o progresso tecnológico do país.

Thiago possui graduação em Licenciatura em Ciências Exatas pela Universidade de São Paulo (2010) e curso técnico-profissionalizante pela Escola Senai Antônio Adolpho Lobbe (2007). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas e em Instrumentação.