Notícias

1 de agosto de 2011

“Ciência às 19 horas”: “A Ciência vista pelo surdo”

Palestrante: Vivian Mary Barral Dodd Rumjanek

Ciencia-agosto

 

Resumo:

 

  A comunidade surda é linguística e socialmente marginalizada quanto à educação, principalmente na área científica. Isso decorre de várias barreiras. A maioria dos surdos não é oralizada, isto é, não faz leitura labial nem fala, e apresenta grande dificuldade com relação à língua portuguesa escrita.

Dessa forma, além de não escutarem, e encontrarem dificuldade no aprendizado formal nas escolas, não absorvem conhecimento informal obtido através da mídia.

Apesar da língua natural de comunicação entre os surdos ser a língua brasileira de sinais (LIBRAS), cerca de 90% deles são filhos de pais ouvintes (que não conhecem LIBRAS) e muitos chegam aos 6, 7 anos, sem nenhuma língua e sem organizar seu pensamento.

Com relação à área científica e tecnológica, a exclusão é ainda mais evidente, pois além de envolver muitos conceitos abstratos, a LIBRAS é muito pobre em sinais científicos.

O que iremos discutir é uma abordagem bem sucedida que visa circundar algumas dessas dificuldades. O mundo do surdo passa a ser visto e não ouvido.

 Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..