10 de junho de 2013

O regresso dos dirigíveis como meio de transporte

No Brasil, encara-se seriamente a possibilidade de utilizar dirigíveis como um meio alternativo de transporte de cargas pesadas – principalmente entre locais distantes -, além de se cogitar a utilização desse meio de transporte em missões militares, de busca e salvamento, bem como para vigilância aérea, entre outras situações: silencioso, sem vibrações e amigo do ambiente, tudo indica que o dirigível possa começar a fazer parte do cotidiano brasileiro dentro de pouco tempo, a airship300custos verdadeiramente baixos.

Este tema será o destaque de mais uma edição do habitual programa organizado mensalmente pelo IFSC – Instituto de Física de São Carlos, denominado Ciência às 19 Horas, que ocorrerá no dia 11 de junho, pelas 19 horas, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC-USP), com a participação do Prof. James Rojas Waterhouse, pesquisador e docente do Departamento de Engenharia Aeronáutica da Escola de Engenharia de São Carlos (USP).

Esta apresentação, que é gratuita e aberta a toda a comunidade são-carlense, abordará o retorno da tecnologia denominada mais leve que o ar e seus possíveis desdobramentos em nossa sociedade. A tecnologia mais leve que o ar pode ser considerada a reinvenção da aviação, pois irá reintroduzir no Brasil este “novo” modo de transporte, complementar aos modos atuais, bem como os diversos usos possíveis para nossa sociedade.

A correta reintrodução dessa tecnologia tem potencial de mudar o paradigma logístico nacional, com enormes benefícios para toda sociedade, e com mínimo impacto ambiental, quando comparado aos outros modos de transporte.

Os tópicos abordados nesta palestra serão:

– Breve histórico da tecnologia mais leve que o ar;

– Razões do desaparecimento dos dirigíveis do cenário mundial;

– Os novos fatos e tecnologias que permitem a reintrodução da tecnologia;

– Breve apresentação do atrito com o ar e a capacidade de carga de dirigíveis, mostrando porque a busca de grandes dirigíveis;

– A iniciativa alemã mal sucedida para reintrodução de dirigíveis (case Cargolifter);

– As vantagens do novo modal para o Brasil;

– Os outros usos da tecnologia mais leve que o ar no Brasil;

– As barreiras tecnológicas a serem vencidas para a iniciativa.

Este é, sem dúvida, um tema que suscitará o interesse de muitas pessoas e sua participação neste evento.