3 de agosto de 2011

“Algumas contribuições da Física para os desafios da Biologia Sistêmica”

Data e hora: 4 de agosto (quinta-feira), das 13 às 14 horas

Local: Sala de seminários do Grupo de Óptica (sala 59 do prédio dos Departamentos)

Seminarista convidada: Rita Maria Zorzenon dos Santos

Resumo:

Neste seminário mostraremos algumas aplicações de métodos e modelos baseados em Mecânica Estatística, utilizados no estudo de algumas doenças infecciosas, tanto dos aspectos dinâmicos de interação parasita (patógeno)-hospedeiro, como na extração de informações a partir de dados experimentais.

Sobre a seminarista:

Rita é licenciada em Física pela Universidade Estadual de Campinas- Unicamp- (1978), mestre em Física pela mesma universidade (1981) na área de Biofísica, doutora em Física Estatística  pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC-RJ- (1986) e Pós-Doutora pela Ecole Normale Superieure de Paris (1991-1993) em Imunologia Teórica.

Atualmente é Professora Adjunto IV do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desde 1993, atua na área de Sistemas Dinâmicos e Física Biológica, com ênfase na modelagem de respostas imunológicas, utilizando modelos discretos (autômatos celulares).

Mais recentemente tem trabalhado, também, com análise de dados de experimentos em imunologia, utilizando técnica de agrupamento de dados e em epidemiologia.