11 de abril de 2014

Propriedades emergentes e universalidade: hádrons no criostato

O Prof. Eduardo Miranda, do Instituto de Física Gleb Watagghin (UNICAMP), foi o palestrante convidado da mais recente edição do programa Colloquim diei, que decorreu no dia 11 de abril, pelas 10h30, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas do Instituto (IFSC-USP), onde dissertou sobre o tema Propriedades emergentes e universalidade: hádrons no criostato.

Muito já se falou sobre o conceito de propriedades emergentes em sistemas de muitas partículas/componentes: desde o voo sincronizado de pássaros, até o comportamento de um supercondutor/superfluido. A universalidade dos conceitos da Física também nos fascina mesmo nos fenômenos mais elementares: na equação de onda que rege as dinâmicas de cordas e membranas esticadas, do som se propagando na matéria e da luz no vácuo.EDUARDO_MIRANDA_2-300

Neste colóquio, o pesquisador descreveu mais um exemplo de propriedades emergentes num sistema de matéria condensada, que nos remete a conceitos da física hadrônica e mostrou como sistemas de spins quânticos desordenados podem emular propriedades reminiscentes da estrutura quarkiônica dos bárions e dos mésons da física nuclear.

Eduardo Miranda possui graduação pela Universidade Federal de Minas gerais (UFMG), mestrado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e doutorado pela Rutgers University, todos na área de Física. Miranda, que é docente da UNICAMP desde 1997, tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada Teórica, atuando principalmente nos temas de sistemas eletrônicos fortemente correlacionados, sistemas desordenados, férmions pesados, magnetismo, supercondutividade e transição metal-isolante.

Para acessar os simpósios do IFSC-USP, clique AQUI