23 de abril de 2014

Projeto Novas Perspectivas Terapêuticas na Obesidade: Uma Nova Realidade

No último dia 23 de abril, pelas 12h50, no Anfiteatro Horácio C. Panepucci (IFSC-USP), o docente Antonio Eduardo de Aquino Junior (doutorando da UFSCar) apresentou o seminário Projeto Novas Perspectivas Terapêuticas na Obesidade: Uma Nova Realidade, evento organizado pelo Grupo de Óptica do IFSC.

ANTONIO_EDUARDO_JR-300Em sua palestra, o doutorando abordou as novas perspectivas terapêuticas voltadas à obesidade, doença inflamatória subclínica crônica que hoje é considerada a epidemia do novo século.

Atualmente, no Brasil, cerca de 50% da população se encontra nos níveis de sobrepeso e obesidade. Estes valores cada vez mais crescentes, condicionados pela ingestão de alimentos calóricos, pouca atividade física e “carinhosamente acomodados” pela tecnologia que temos à disposição, são alguns fatores que sem dúvida contribuem para o crescente número desta doença.

O projeto Novas Perspectivas Terapêuticas na Obesidade teve como objetivo transladar uma metodologia utilizada com sucesso em trabalho experimental para um formato clínico. Após seis meses de estudo, foi possível constatar essa possibilidade e transformá-la em certeza: um novo tratamento para a obesidade, o qual se associa exercício e fototerapia é possível.

Antonio Eduardo de Aquino Junior, que possui graduação em Educação Física, Especialização em Fisiologia e Mestrado em Biotecnologia, todos pela Universidade Federal de São Carlos, tem experiência nas áreas de educação física, fisiologia do exercício, metabolismo, pesquisa, treinamento, esportes coletivos, fototerapia e obesidade, atuando principalmente nos seguintes temas: esportes coletivos, obesidade e pesquisa experimental. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UFSCar.