30 de março de 2011

Programas de colaboração internacional da USP lançam editais para intercâmbio

Foi aprovado o Edital 2011 do Programa USP/COFECUB, uma parceria entre a USP e Comité Français d’Evaluation de La Coopération Universitaire avec Le Brasil (disponível em São concedidos recursos para a vinda de missões francesas à USP e para a ida de missões brasileiras à Instituição parceira (Universidades, Centros, Institutos de Pesquisa) na França. Cada país é responsável pelas passagens de seus pesquisadores e pelas diárias dos visitantes. As viagens de ida e volta (USP-Instituição parceira) no limite de até 2 (duas) missões por ano serão cobertas pela Pró-Reitoria de Pesquisa.

O objetivo do Programa é proporcionar o estabelecimento ou fortalecimento de intercâmbio científico franco-brasileiro. Os projetos contemplados recebem o financiamento dos itens acima descritos pelo prazo de 2 anos, passível de renovação por mais 2 anos, exceto se houver parecer contrário dos comitês.

O prazo para apresentação das propostas é até 01 de junho de 2011.

Serão aceitas apenas propostas encaminhadas eletronicamente no Sistema Atena da Pró-Reitoria de Pesquisa (http://sistemas.usp.br/atena), lembrando que as inscrições deverão ser realizadas pelo próprio coordenador.

Informações e dúvidas serão esclarecidas apenas pelo e-mail usp-cofecub@usp.br.

Foi aprovado também, na reunião do Conselho de Pesquisa de 16/03/2011,o Programa USP/USAL, cooperação com a Universidade de Salamanca, de modo que o Edital 2011 também já está disponível emhttp://www.usp.br/prp (clicar em Projetos – USP/USAL).

Neste caso, o prazo para envio de propostas é 15 de abril de 2011.

Da mesma maneira, as propostas serão aceitas apenas se enviadas eletronicamente pelo Sistema Atenas da Pró-Reitoria de Pesquisa, realizadas pelo próprio coordenador.

Para maiores informações, escreva para o e-mail prp@usp.br.

Data: 30 de março