19 de junho de 2013

Programa coloca alunos em contato com a óptica

Na semana passada, nos dias 13 e 14 de junho, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) recebeu 70 alunos do ensino médio para participar do “Óptica para o Ensino Médio (OPEM)”, programa bianual realizado pelos alunos de óptica e fotônica que fazem parte do IFSC OSA Student Chapter, e coordenado pelo docente do Grupo de Fotônica, Lino Misoguti.

OPEM-_cartazNo dia 13 houve a participação de 35 alunos da E.E. “Professor Joaquim de Toledo Camargo” (Itirapina-SP) e no dia 14 foi a vez de mais 35 alunos da E.E. “Edésio Castanho” (Ibaté-SP).

Com o objetivo principal de difundir a ciência entre estudantes do ensino médio, o programa, que teve duração de quase 12 horas, colocou os participantes em contato com diversos experimentos de física, especialmente de óptica, trazendo a participação direta e interativa dos alunos.

No período da manhã, entre 8h30 e 11h30, os participantes estiveram no Laboratório de Óptica, localizado no Prédio dos Laboratórios de Ensino de Física (LEF) do IFSC, e receberam explicações teóricas sobre o tema para, na sequência, realizarem experimentos diversos.

Logo após, entre 11h30 e 13h30, os estudantes se dirigiram ao Restaurante Universitário do campus para o almoço.

Depois disso, entre as 13h30 e 15h30, foi a vez da visita a outros laboratórios de ensino e pesquisa localizados no campus I. Na sequência, os alunos foram levados ao Museu de Ciência “Mário Tolentino” onde, novamente, puderam realizar experimentos de física e colocar em prática muitos dos conceitos que aprendem em sala de aula.

Finalmente, entre 18 e 20 horas, os participantes foram até o Observatório “Dietrich Schiel”, no qual puderam fazer a observação da Lua, planetas e estrelas.

De acordo com Adriano Otuka, aluno do IFSC e membro do IFSC OSA, o entusiasmo dos estudantes foi grande, uma vez que a maioria não tem acesso a laboratórios de física em suas respectivas escolas. Ainda segundo Adriano, nas edições anteriores do evento, membros do IFSC OSA se dirigiam até as escolas para realizar o OEM, mas decidiram alterar o formato.

No final de cada edição, os estudantes preenchem um formulário no qual têm espaço para fazer críticas, sugestões e elogios ao OPEM. Adriano afirma que o entusiasmo e satisfação foram unânimes entre os alunos sobre a mais recente edição do programa.

Confira abaixo algumas fotos do evento:

OPEM-1.2OPEM-2.1

OPEM-3.1