15 de abril de 2013

Professores “universitários por um dia”

Quando se discute a melhora da educação brasileira, especialmente a dos ensinos fundamental e médio, o foco é sempre o aluno e o que pode ser feito para que seu estímulo seja incitado na sala de aula. Quem muitas vezes é esquecido e visto como coadjuvante é o próprio professor que, como seus pupilos, precisa de incentivos para ministrar aulas de boa qualidade e ser ele próprio o principal instrumento na aprendizagem dos estudantes.

1DiaUma pequena, mas importante, ação realizada no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) colocou os professores como protagonistas no Universitário por Um Dia (1Dia), programa que tem como alvo prioritário alunos do ensino médio mas que, pontualmente, decidiu deslocar seu alvo. No final de março, 32 professores de 27 escolas diferentes participaram do programa, realizando visitas monitoradas aos laboratórios de ensino do IFSC e a outras dependências do Instituto e do campus. “Planejamos uma programação diferenciada para essa visita dos professores, mostrando que não basta ter mais verba para realizar, mas que, por trás disso, há toda uma estrutura, inclusive de recursos humanos”, conta Herbert Alexandre João, coordenador do 1Dia. “Nessa visita específica, tivemos a colaboração de diversos funcionários do IFSC* que contextualizaram os experimentos realizados, dando ideias de como os professores poderiam adaptá-los à realidade do ensino médio e à infraestrutura das escolas onde ministram as aulas”.

Se o intuito foi trazer mais estímulo aos professores, tal objetivo foi atingido, especialmente no que se refere ao entusiasmo. A coordenadora de física da Diretoria de Ensino de José Bonifácio (SP), Ana Cláudia Martins, conta que, em princípio, a ideia de trazer os professores ao 1Dia foi para que estes, por sua vez, entusiasmassem-se em trazer os alunos, posteriormente. “Quando você vivencia a situação, você pode dizer se é legal ou não, e o 1Dia superou nossas expectativas”, afirma.

Diante desse fato, novos planos e ações já têm data marcada. Uma delas é a realização de uma mini feira de ciências em José Bonifácio, realizada pelos próprios professores e alunos da cidade, contando com a colaboração do Instituto. “Eu sinto que os professores gostaram muito dessa experiência e, principalmente, aprenderam muito”, diz a coordenadora.

Além dos experimentos já tradicionais ao 1Dia, os professores conheceram os alojamentos, restaurante universitário e outras dependências do campus, além de terem informações preciosas em mãos para levar aos alunos, como a possibilidade de bolsas de extensão, moradia e alimentação gratuitas que alunos de baixa renda têm acesso ao ingressar na USP. “Nós não sabíamos de todas as facilidades no que se refere às acomodações”, conta Ana Cláudia.

1Dia-8O programa, obviamente, continua sendo com foco nos alunos. No entanto, depois da bem sucedida empreitada com os professores, a repercussão na Secretaria de Educação foi positiva e já há um novo agendamento para professores da Diretoria de Ensino de Piraju (SP) para uma visita em 30 de abril. “Nosso objetivo nesses encontros com os professores é que eles possam planejar, de maneira mais eficiente, uma futura visita com os alunos. Eles podem adiantar-lhes informações e, dentro do plano pedagógico, trabalhar teorias que serão ilustradas aqui, posteriormente”, finaliza Herbert.

*Participaram do 1Dia em questão os funcionários Ércio Santoni, Cláudio Boense Bretas, Marcos Semenzato e a equipe da Oficina Mecânica, além do docente e diretor do IFSC, Antonio Carlos Hernandes