1 de abril de 2011

Professor Roland Köberle explica código neural de mosca

O Colóquio IFSC tem sido realizado com sucesso ao longo deste ano de 2010. Na manhã desta sexta-feira, 1º de abril, mais uma edição do Colóquio lotou o Auditório Professor Sérgio Mascarenhas.  Desta vez o palestrante foi o professor Roland Köberle, do Grupo de Física Teórica do Instituto de Física de São Carlos, que discutiu seu projeto de investigação do sistema neural da mosca. Intitulado “Código Neural da Mosca Chrysomya Megacephala”, o projeto congrega muitos docentes e técnicos do Instituto e aplica conhecimentos e dispositivos provenientes de várias disciplinas, como Física Teórica, Experimental, Biologia, Computação e Instrumentação Eletrônica.

Köberle explicou para os alunos presentes a maneira de pensar os estímulos neurais da mosca, que se dá por transmissão de pulsos elétricos idênticos entre os neurônios. Já que estes pulsos são idênticos, a localização da informação ali contida se dá na estrutura temporal. Desta forma, quanto mais estímulo, mais taxa de informação. Porém, isso não se aplica em situações que pedem por reações rápidas, como um susto, por exemplo, caso em que o estímulo se restringe a poucos pulsos para que o cérebro processe rapidamente a informação.

Para entender melhor, nas palavras de Köberle: “O corpo transforma as sensações em estímulo, por um processo de codificação. Então este estímulo é decodificado pelo cérebro e transformado em reação”, explica ele.

E foi neste tom que o professor deu continuidade à conversa, mantendo o interesse dos seus espectadores e mostrando o desenvolvimento de sua pesquisa passo a passo.

Aguarde o Colóquio da próxima semana!

Data: 1 de abril