1 de novembro de 2011

Professor Nicolelis atrai público recorde e encerra programação do ano

O ciclo de palestras “Café com Física” realizou neste dia 22 de novembro a última edição de sua programação de 2011. O palestrante convidado foi o renomado Prof. Miguel Nicolelis, que atualmente coordena um centro de pesquisa em Neurobiologia no Centro Médico da Duke University (Durham, EUA), na área de fisiologia de órgãos e sistemas, e aqui dissertou sobre o tema “Computing with neural ensembles”.

Sobre o palestrante

Miguel Nicolelis é um médico e cientista brasileiro. Foi considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo no começo da década passada, segundo a revista “Scientific American”, além de considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009. Nicolelis é o primeiro cientista a receber da instituição americana no mesmo ano o Pioneer e o Transformative R01 e o primeiro brasileiro a ter um artigo publicado na capa da revista Science.

Atualmente seu foco de trabalho mais instigante é a tentativa de integrar o cérebro humano com máquinas (neuropróteses ou interfaces cérebro-máquina). O objetivo das pesquisas é desenvolver próteses neurais para a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia corporal. Nicolelis e sua equipe foram responsáveis pela descoberta de um sistema que possibilita a criação de braços robóticos controlados por meio de sinais cerebrais. O trabalho está na lista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) sobre as tecnologias que vão mudar o mundo.

Nesta palestra, o pesquisador falou acerca de uma série de recentes experimentos que demonstram a possibilidade de usar modelos computacionais em tempo real para investigar como conjuntos de neurônios codificam a informação motora. Os resultados dstes projetos recentes revelaram que as interfaces cérebro-máquina podem ser usadas não apenas para estudar aspectos fundamentais da fisiologia neural, mas também servir como um paradigma experimental para testar o design de neuropróteses modernas.

DSC02577

O tema, de muito interesse e curiosidade para a população em geral, atraiu quase 100 pessoas na platéia do Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas.

Sobre o programa

O Café Com Física é um ciclo de palestras que discute de maneira específica temas transversais de interesse para os cursos de graduação e pós-graduação das Ciências Exatas. A programação deste ano termina com a palestra de Nicolelis, mas no próximo semestre as atividades serão retomadas. Fique atento.