18 de novembro de 2011

Professor Fernando Haas ministra palestra sobre plasmas quânticos

O Colóquio IFSC desta semana, como de praxe, foi realizado normalmente pela manhã no Auditório Professor Sérgio Mascarenhas, com o público habitual, composto por docentes e alunos de graduação e pós-graduação do IFSC.

O palestrante, o professor Fernando Haas, da Universidade Federal do Paraná, que apresentou “Uma breve introdução aos plasmas quânticos”, tem grande renome nesta linha de pesquisa, tendo já publicado dois livros e, recentemente, um artigo na Brazilian Journal of Physics que, segundo informações do editor do periódico, pesquisador do próprio IFSC, tem tido um número significativo de acessos desde sua divulgação. Na palestra, ele abordou tópicos da Física de Plasma e da Física Quântica, áreas que normalmente são tratadas como assuntos separados mas que, em seus estudos, figuram como complementares. Atualmente, o pesquisador tem projetos colaborativos com a Alemanha, França, Suécia e Espanha, e afirma estar à procura de parceiros brasileiros.

DSC02342

Segundo Haas, estar no IFSC é uma grande honra. Pela primeira vez em São Carlos, ele afirma que “é um prazer estar aqui e conhecer a cidade, que tem uma atmosfera científica e intelectual tão grande, com dois campus universitários de alto nível”.

Na próxima edição dos colóquios, a ser realizada no dia 25 de novembro, o IFSC receberá o pesquisador Oscar Eboli, do Instituto de Física da USP, para tratar do tema “Uma revolução na Física de Partículas: o que o Large Hadron Collider poderá nos ensinar”.