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28 de abril de 2011

Professor espanhol discute o uso de novas tecnologias em sala de aula

Foi realizado ontem, dia 27, no Auditório Professor Sérgio Mascarenhas, mais uma edição do Colóquio Interdisciplinar da Licenciatura em Ciências Exatas. Com a presença de uma numerosa platéia, o professor Manuel Santiago Fernándes Prieto, da Universidade Autónoma de Madrid, abordou o provocativo tema do uso de tecnologias em sala de aula.

Nesta oportunidade, o professor, especialista em questões relacionadas à aplicação das chamadas “Novas Tecnologias” na Educação, intitulou sua fala “A integração da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) em sala de aula”. Prieto introduziu o assunto abordando as principais vantagens de trabalhar com as TICs em ambientes de aprendizagem, como, por exemplo, a disponibilidade de ferramentas de comunicação mais versáteis que as tradicionais, o suporte às atividades do professor, às atividades administrativas e, inclusive, às metodologias de ensino, além do fornecimento de materiais didáticos específicos para níveis e matérias diferentes.

Ainda, além destas vantagens materiais, a aplicação de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem favorece, em grande medida, a motivação e o interesse dos alunos, estimulando sua criatividade e imaginação. “Os estudantes tornam mais viva, através do contato com estas tecnologias novas, sua capacidade de resolver problemas, o que lhes empresta muito maior autonomia de aprendizagem e, consequentemente, maior autoestima”, afirmou o professor.

Entretanto, para a implementação dos recursos tecnológicas, algumas necessidades devem ser atendidas, como, por exemplo, redes, equipamentos, recursos humanos, formação e investigação. Para destacar a importância destes aspectos, Prieto deu o exemplo da Internet, caracterizada como uma rede.

“A internet é como uma enorme biblioteca que não pode ser desperdiçada”, ele diz, e com isso aponta as principais potencialidades deste importante recurso: as ferramentas de comunicação, de busca e recuperação de informação de que dispõe; os recursos educativos e os recursos tecnológicos; os documentos do Sistema Educativo que são disponibilizados em páginas do governo; as enciclopédias; os recursos para serem transportados para a sala de aula, categorizados por disciplinas e níveis, alocados em milhares de web sites voltados ao ensino; e o mais impressionante, segundo o próprio professor, os softwares educativos, que configura uma “obrigação moral” de todos os educadores. Além de todas estas vantagens, Prieto ainda destacou o uso acadêmico da Internet, que pode funcionar como um ambiente de intercâmbio de experiências educativas entre professores, de promoção de trabalhos cooperativos, e como uma maneira eficiente de otimizar a comunicação entre professores e pais.

Com este raciocínio, começa já a ficar clara a importância do uso de tecnologias em ambientes educativos, de modo a adaptar a realidade do sistema educacional e aproveitar as potencialidades dos recursos tecnológicos no processo de aprendizagem. O mundo vem sofrendo constantes avanços tecnológicos e, neste contexto, o aluno apresenta um perfil mais autônomo, mais autodidata, e com menos tempo disponível. Desta forma, novas tecnologias demonstram ser uma grande arma contra as dificuldades que surgem na sala de aula, chamando a atenção e despertando o interesse dos alunos, apresentando fatores relevantes para sua vida útil e, principalmente, democratizando o ensino. Para tanto, ainda há algumas dificuldades que devem ser superadas, como por exemplo a adaptação da metodologia de ensino ou os poucos recursos disponíveis nas escolas brasileiras. Mas é de suma importância que se discuta, em primeiro lugar, um modelo para esta aplicação, e que se pavimente as vias para sua implementação efetiva.

Assessoria de Comunicação

Data: 28 de abril

 

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