30 de abril de 2014

Professor emérito do IFSC recebe “Medalha Benjamin Franklin”

Na última semana de abril, o professor emérito do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Daniel Kleppner, recebeu do Franklin Institute (EUA), o 2014 Benjamin Franklin Medal in Physics (Medalha Benjamin Franklin 2014 em Física).

De acordo com informações do site do Franklin Institute , o prêmio foi Kleppner-_Franklinconcedido ao pesquisador “por suas diversas contribuições pioneiras relacionadas a fenômenos quânticos envolvendo a interação de átomos em temperaturas ultrabaixas”.

De acordo com matéria publicada no site do American Physical Society (APS), da qual, inclusive, Kleppner é o presidente, “muitos ‘milagres’ em física atômica, molecular e óptica são baseados nos trabalhos realizados por Kleppner. Ele lançou as bases para as pesquisas com átomos frios presos, o que tornou possível a realização experimental do condensado de Bose-Einstein”.

No final de fevereiro de 2013, o IFSC sediou o “Symposium Honoring Prof. Daniel Kleppner”, evento que teve como principal objetivo homenagear o pesquisador e que trouxe para o Instituto diversos cientistas de renome para ministrar palestras, incluindo os ganhadores de prêmios Nobel, Serge Haroche, Eric Cornell, William Daniel Philips e David Wineland.

Breve biografia

Daniel Kleppner é um físico estadunidense que, ao longo dos últimos 45 anos, já realizou contribuições fundamentais na área de óptica e física quântica.

Atualmente, Kleppner é membro da Academia Nacional de Ciências dos EUA e presidente da American Physical Society, já mencionado anteriormente. Já foi presidente da Division of Atomic, Molecular and Optical Physics (DAMOP) e do Forum on the History of Physics (FHP). É também professor emérito do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e coleciona diversos prêmios, entre eles o Wolf Prize in Physics (2005) e Frederic Ives Medal (2007).