6 de abril de 2011

Professor do Instituto é convidado a ser editor

O docente do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Luiz Nunes de Oliveira, foi convidado, pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), a ser o novo editor da conhecida publicação científica, Brazilian Journal of Physics.

O professor é o primeiro docente do IFSC a ser convidado para assumir tal titulação. “Tenho, agora, uma tarefa de grande responsabilidade, porque a revista sempre teve muito bons editores no passado, como os professores Jorge Leal Ferreira, Antônio Pires, Sílvio Salinas”, conta Luiz Nunes.

Sendo incumbido, pela SBF, de otimizar e dar ainda mais notoriedade à publicação, Luiz Nunes escolheu um conjunto de editores associados, entre eles Daniel Vanzella, docente do IFSC, Aberto Saa, docente do Instituto de Matemática e Estatística da Unicamp e Francisco Coutinho, coordenador adjunto da FAPESP, para auxiliá-lo. “O conselho editorial é escolhido por mim, entre uma lista de nomes, selecionados pela SBF. Um dos critérios para a escolha dos nomes é selecionar pessoas de todas as regiões do Brasil e, inclusive, exterior”, afirma Luiz.

O cargo de editor de Luiz Nunes tem duração de três anos, podendo ser renovado por mais dois, de acordo com decisão da própria SBF.

Sobre a publicação

Brazilian Journal of Physics é um periódico científico, publicado desde 1971, anteriormente denominado Revista Brasileira de Física.

A partir de 2011, a montagem e diagramação da revista é coordenada pela editora holandesa, Springer, embora a parte editorial ainda seja de responsabilidade da SBF.

A periodicidade da publicação é trimestral.

Data: 6 de abril