25 de março de 2011

Professor do IFSC participa de evento promovido pelo CERN

Em março, o professor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Marcelo Alves de Barros, foi convidado a participar do “Masterclasses 2011”, programa promovido pelo European Particle Physics Outreach Group (EPPOG), diretamente ligado ao Centro Europeu de Pesquisas Nucleares(CERN).

O evento tem como público-alvo professores e alunos do ensino-médio, voltado a atividades interativas, em Física de Partículas. Marcelo participou, ativamente, das palestras e atividades realizadas.

Em 2011, os exercícios interativos de análise foram baseados, pela primeira vez, em dados obtidos no Large Hadron Collider (LHC), o acelerador que entrou em funcionamento em 2009 no CERN, e que opera às mais altas energias já atingidas em laboratório.

O evento tem abrangência internacional e já é consolidado entre estudantes de vários países. Este ano, contou com a participação de cerca de 7.000 estudantes, vindos de 110 centros de pesquisa de 23 diferentes países.

Tendo várias atividades em seu cronograma, o ponto alto foi a vídeo-conferência, realizada entre grupos dos países participantes, para discutir o conteúdo trabalhado, dúvidas e perguntas gerais.

O Masterclasses está em sua 7ª edição e é realizado, anualmente, no Instituto de Física Teórica (IFT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp). “A intenção é trazer, futuramente, o evento ao próprio IFSC”, conta Marcelo.

Para mais informações sobre o Masterclasses, acesse o site.

Data: 25 de março