12 de novembro de 2019

Profª Yvonne Mascarenhas homenageada pelo Instituto de Química (USP)

O Reitor da USP, Prof. Vahan Agopyan, Profª Yvonne Mascarenhas e o Diretor do Instituto de Química da USP, Prof. Paolo Di Mascio

No dia 04 do corrente mês, a docente e pesquisadora do IFSC/USP, Profª Yvonne Mascarenhas, foi agraciada com o Prêmio Rheinboldt-Hauptmann, atribuído pelo Instituto de Química da USP, em cerimônia realizada na Sala do Conselho Universitário e presidida pelo Reitor da USP, Prof. Vahan Agopyan.

A apresentação da biografia da decana do IFSC/USP foi feita pelo também docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Glaucius Oliva, que sublinhou a extraordinária trajetória acadêmica e profissional da homenageada, onde se destacam o seu pioneirismo e a dedicação permanente no desenvolvimento da ciência nacional, com repercussões internacionais.

Em seu breve, mas significativo discurso, o Reitor da USP classificou a Profª Yvonne Mascarenhas como um “ícone” da USP e um de seus mais importantes alicerces.

A Profª Yvonne Mascarenhas é considerada uma das mais importantes pesquisadoras brasileiras na área de cristalografia de raio X, tendo sido a primeira diretora do IFSC/USP, em 1994.

O Prêmio Rheinboldt-Hauptmann foi criado em 1987 e homenageia pesquisadores que se destacam pela excelência de seu trabalho científico e acadêmico.

Os professores alemães Heinrich Rheinboldt e Heinrich Hauptmann, que dão nome ao prêmio, foram fundadores do Departamento de Química da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP e tiveram papel importante na nucleação do atual Instituto de Química da Universidade.

Estiveram presentes neste evento, o Pró-Reitor de Graduação da USP, Edmund Chada Baracat, o Diretor e o Vice-Diretor do Instituto de Química da USP, respectivamente, Paolo Di Mascio e Pedro Vitoriano de Oliveira, além de docentes e funcionários da Universidade.

(Foto de Marcos Santos – Jornal da USP)