31 de janeiro de 2020

Profª Mônica Alonso Cotta é a nova presidente da SBPMat

Na sequência das eleições realizadas em outubro de 2019, a  Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) realiza no próximo dia 14 de fevereiro, pelas 10h00, no auditório do Instituto de Física “Gleb Wataghin” – (Unicamp) -, em Campinas (SP), a cerimônia de posse de sua nova Diretoria Executiva, que será presidida por uma mulher pela primeira vez em sua história.

A Profa. Mônica Alonso Cotta, que já integrou a diretoria da SBPMat na gestão 2016/2018 e que sucede agora ao Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior (IFSC/USP), é professora titular no Instituto de Física “Gleb Wataghin” (UNICAMP) e editora associada da revista ACS Applied Nano Materials. Seus projetos de pesquisa encontram-se nas áreas de Ciência dos Materiais e Física Biológica, com ênfase no estudo avançado de nanomateriais semicondutores, da síntese à fabricação de biossensores, além de aplicações de microscopia óptica, eletrônica e de varredura por sonda ao estudo de biomateriais e sistemas biológicos.

A equipe da nova diretoria da SBPMat é composta pelas Professoras Andrea S. Stucchi de Camargo (IFSC/USP) e Ieda Garcia dos Santos (UFPB), e pelos Professores Antonio Eduardo Martinelli (UFRN), Ivan H. Bechtold (UFSC), Newton M. Barbosa Neto (UFPa) e Dr. Rubem L. Sommer (CBPF).

Mônica Alonso Cotta possui graduação (Bacharelado em Física, 1984), mestrado em Fïsica (1987) e doutorado em Ciências (1991), obtidos na Universidade Estadual de Campinas e fez seu pós-doutorado na AT&T Bell Laboratories (Murray Hill, USA, 1991-1993). Coordena o Laboratório de Nano e Biossistemas e é autora de 120 artigos publicados em periódicos especializados.

A cerimônia, que contará igualmente com a posse dos diretores de Administração, Finanças e Patrimônio, da Diretoria Científica e dos integrantes do Conselho Deliberativo, é aberta ao público.

Interessados em participar devem confirmar presença por email para secretaria@sbpmat.org.br até o dia 12 de fevereiro.

(Imagem: André Vieira)

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP)