Notícias

12 de novembro de 2018

Prof. Vanderlei Bagnato é nomeado “Fellow Faculty” na Texas A&M University

O diretor do IFSC/USP, Prof.Vanderlei Bagnato, foi recentemente nomeado Fellow do Instituto Hagler de Estudos Avançados da Texas A&M University (EUA), juntamente com outros oito renomados cientistas que têm contribuído para avanços significativos em pesquisas nas áreas de engenharia, química, física, ciência dos materiais, energia e ciência política.

Entrada do Campus da Texas A&M University

No anúncio oficial da nova classe de docentes, o presidente da Texas A&M University, Michael K. Young, enalteceu o fato das nomeações abrangerem membros da Academia Nacional de Ciências e da Academia Nacional de Engenharia dos Estados Unidos, da Academia Americana de Artes e Ciências e de academias equivalentes em todo o mundo, além das sociedades reais da Inglaterra, Canadá e Austrália: “Mais uma vez, o Instituto Hagler reuniu uma classe de acadêmicos e pesquisadores com qualificações excepcionais. Estes nove membros do corpo docente trabalharão em estreita colaboração com nossos pesquisadores do corpo docente para avançar nas fronteiras da pesquisa acadêmica, para melhorar a reputação da pesquisa da Texas A&M e para apresentar oportunidades transformacionais aos estudantes de graduação e pós-graduação de nossa instituição.”

Cada membro do corpo docente agora nomeado fará parceria com um ou mais departamentos que oferecem cursos de pós-graduação alojados nas 16 faculdades ou escolas da Texas A&M, ou no campus destas universidades, em Galveston – Estados Unidos. O Instituto Hagler fornece bolsas para estudantes de pós-graduação trabalharem com os bolsistas do corpo docente, bem como financiamento para apoiar estudantes de pós-graduação visitantes e pesquisadores de pós-doutorado afiliados aos bolsistas de faculdades.

A cada ano, o Instituto Hagler seleciona seus bolsistas de entre os principais acadêmicos que se destacaram por meio de excelentes realizações profissionais ou reconhecimento significativo. “Esta sétima turma de membros do corpo docente (Fellows) compreende um conjunto diversificado de personalidades que enriquecerá nossos programas de pesquisa e nos permitirá destacar o calibre dos alunos e pesquisadores da Texas A&M para o resto do mundo”, disse, durante o anúncio, o diretor fundador do Instituto Hagler, John Junkins.

A Fellow Faculty entregue ao Prof. Bagnato compreenderá recursos vindos da Universidade do Texas para custear todas suas visitas àquela instituição, bem como recursos adicionais para levar consigo estudantes, pós-doutores e colaboradores para trabalharem em conjunto com ele. Segundo Bagnato, nos próximos quatro anos estará viajando algumas vezes por ano ao Texas para realizar, junto com pesquisadores de lá e com colaboração de pesquisadores do IFSC/USP, diversos trabalhos. “Tenho muitas obrigações com meu IFSC-USP, tanto como pesquisador/professor, mas também como diretor. Mesmo assim, tenho que fazer um esforço para levar este projeto adiante, pois vejo que ele é uma oportunidade para estreitar os laços com o Texas e criar espaços profícuos para meus excelentes parceiros da USP e de outras instituições”.

Sebastião Pratavieira (2º na imagem) e Vanderlei Bagnato (5º na imagem) com membros do Hagler Institute da U. Texas, por ocasião da assinatura da aceitação da “Fellow Faculty”

Estão colaborando com Bagnato, nesta oportunidade, Sebastião Pratavieira, jovem docente e pesquisador contratado pelo IFSC/USP, e a Profa. Dra Cristina Kurachi (IFSC/USP), com os quais serão realizados projetos na área de câncer e detecção precoce de problemas vasculares, com técnicas inovadoras. Além destes, os Dr. Gustavo Telles e Dra. Mônica Caracanhas colaborarão em desenvolvimento de conceitos termodinâmicos para condensados de Bose-Einstein. “É também uma excelente oportunidade para tornar nossa instituição mais internacional”, acrescenta Bagnato.

Tudo indica que a primeira visita do Prof. Bagnato ao Texas ocorrerá no início de 2019, participando em uma série de palestras e na solenidade oficial de posse dos novos Fellows da Universidade do Texas A &M. “ Esta Universidade é uma das maiores escolas de engenharia dos EUA e esta oportunidade vem na hora certa, quando queremos unir física, química, matemática e engenharia em prol de inovações que beneficiarão cursos e atividades no Campus de São Carlos “, diz Bagnato, referindo-se às novas tentativas de ter novas áreas como bioengenharia, física médica e química médica na USP São Carlos.

Veja abaixo os nomeados e as tarefas que os mesmos terão pela frente, a partir de agora:

Vanderlei Salvador Bagnato é professor titular de física e ciência dos materiais da Universidade de São Paulo, do Instituto de Física de São Carlos – Bagnato realizou uma pesquisa significativa em resfriamento a laser, capturando átomos neutros e aplicando os princípios da ótica e lasers em ciências da saúde. Bagnato é membro da Academia Nacional de Ciências, da Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano, da Academia Mundial de Ciências e da Academia Brasileira de Ciências, além de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico do Brasil. Bagnato colaborará com professores e alunos na Faculdade de Engenharia e na Faculdade de Ciências.

Michael J. Duff é professor emérito de física teórica e investigador sênior de pesquisa no Imperial College, em Londres – A pesquisa de Duff explorou a gravidade quântica, a informática quântica, a teoria das cordas, a teoria M e as teorias unificadas das partículas elementares. Duff é membro da Royal Society of London e detém a Medalha de Ouro e Prêmio Paul Dirac do Instituto de Física, o Prêmio de Distinção para Pesquisa do Texas A&M e uma Medalha de Ouro em Encontro do Colégio Nacional. Duff irá colaborar com professores e alunos no Instituto de Ciências Quânticas e Engenharia.

Yonggang Huang é professor de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Ambiental e Ciência e Engenharia de Materiais na Northwestern University – Entre os esforços de pesquisa de Huang estão a mecânica de materiais elásticos e manufatura aditiva. Ele desenvolveu circuitos flexíveis com potencial uso em sensores flexíveis, dispositivos microfluídicos e transmissores. Huang é membro da Academia Nacional de Engenharia. Ele detém a Medalha William Prager da Society of Engineering Science, o Prêmio Memorial Gustus L. Larson, da Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos, e o Prêmio de Pesquisa para Cientistas e Acadêmicos dos EUA, da Fundação Alexander von Humboldt. Huang colaborará com professores e alunos da Faculdade de Engenharia.

Cameron Jones é Distinguished Chair de Química na Monash University, Melbourne, Austrália – Jones liderou um grupo de pesquisa no desenvolvimento de facetas da química que procuram refinar as visões existentes sobre estrutura, ligação e estabilidade. Jones detém o prêmio de pesquisa sênior de retorno da Fundação Alexander von Humboldt, é membro eleito da Academia Australiana de Ciências, membro honorário do Magdalen College, em Oxford, Inglaterra, e ganhou o Prêmio Frankland da Royal Society of Chemistry e a Medalha Memorial HG Smith do Royal Australian Chemical Institute. Ele vai colaborar com professores e alunos da Faculdade de Ciências.

Stefan H.E. Kaufmann é diretor fundador e chefe do Departamento de Imunologia no Instituto Max Planck de Biologia Infecciosa, Alemanha – Conhecido pela pesquisa e vacinas contra a tuberculose, Kaufmann é membro eleito do Royal College of Physicians de Edimburgo, membro da Academia de Ciências Leopoldina e membro da Academia de Ciências de Berlim-Brandenburgo. Ele detém o prêmio Gardner Middlebrook Lifetime Achievement, da Becton Dickinson Diagnostic Systems, um prêmio da Fundação Robert Pfleger, do Merckle Research Prize e do SmithKline Beecham Science Prize. Kaufmann irá colaborar com professores e alunos nas faculdades de Medicina Veterinária e Ciências Biomédicas, Medicina, Engenharia e Agricultura e Ciências da Vida, bem como com a Texas A&M AgriLife Research e com a Texas A&M Experiment Station.

Vincent Poor é professor de engenharia elétrica da Universidade de Henry Henry Strater e da Universidade de Princeton, Estados Unidos – A pesquisa em andamento de Poor inclui o avanço rápido do desenvolvimento de tecnologia, como em redes sem fio, sistemas de energia e energia e redes sociais. Poor é membro da Academia Nacional de Ciências e a Academia Nacional de Engenharia, além de membro estrangeiro da Academia Europeia e da Royal Society do Reino Unido. Ele também é membro da Academia Nacional de Inventores e da Academia Americana de Artes e Ciências. Poor colaborará com os professores e alunos da Faculdade de Engenharia e da Faculdade de Ciências.

Robert D. Putnam é professor de Políticas Públicas na Kennedy School of Government, Universidade de Harvard, Estyados Unidos- A pesquisa de Putnam engloba uma série de tópicos, incluindo religião na sociedade, a queda e renascimento da comunidade americana e as lacunas de oportunidade em relação a alcançar o sonho americano. Putnam é membro da Academia Nacional de Ciências e da Academia Americana de Artes e Ciências e é ex-presidente da American Political Science Association. Ele detém o Prêmio Johan Skytte, o maior prêmio que um cientista político pode obter, recebeu a Medalha Nacional de Humanidades do Presidente Obama, em 2012, e é autor de 15 livros. Putnam colaborará com professores e alunos na Faculdade de Artes Liberais.

Andrea Rinaldo é professor de hidrologia e recursos hídricos, e diretor do Laboratório de Eco-Hidrologia da École Polytechnique Fédérale de Lausanne, na Suíça – Rinaldo conduziu pesquisas que levaram a uma teoria de redes fluviais fractais auto-organizadas e de redes de transporte eficiente. Rinaldo é membro da Academia Nacional de Ciências, da Academia Nacional de Engenharia e da Academia Real de Ciências da Suécia. Ele detém o Prêmio de Ciências Hidrológicas da União Geofísica Americana, a Medalha Dalton da União Européia de Geociências, e o Príncipe Sultão Abdulaziz International Water Prize, do Reino da Arábia Saudita. Rinaldo irá colaborar com professores e alunos da Faculdade de Engenharia.

William G. Unruh é professor de física da Universidade da Columbia Britânica, Estados Unidos – Unruh fez contribuições significativas para a relatividade geral e, com Stephen Hawking, refinou os fundamentos da mecânica quântica em relação aos buracos negros. Unruh é membro da Royal Society de Londres e Canadá e é membro honorário estrangeiro da Academia Americana de Artes e Ciências. Ele detém a Medalha Rutherford da Royal Society of Canada, bem como a Medalha Herzberg e a Medalha de Conquista da Associação Canadense de Físicos. Unruh irá colaborar com professores e alunos da Faculdade de Ciências.

O Instituto Hagler de Estudos Avançados foi criado em dezembro de 2010 pela Diretoria de Regentes da Texas A&M University para aproveitar a crescente reputação acadêmica desta Universidade e fornecer uma estrutura para atrair acadêmicos de todo o mundo para nomeações de até um ano. A seleção dos membros do corpo docente inicia-se sempre com indicações do corpo docente de academias nacionais e acadêmicos do calibre do Prêmio Nobel, que se alinham aos pontos fortes e ambições existentes na Universidade.

Sobre a Texas A&M University, ela é uma das principais instituições de pesquisa do mundo, colocando-se na vanguarda através de contribuições significativas para bolsas de estudo e descobertas, incluindo a da ciência e tecnologia. Para o diretor do IFSC/USP “Tão importante como fazer contribuições para a ciência é tê-las reconhecidas e aceitas pela comunidade. Vejo esta fellowship como uma oportunidade de tornar a USP e nosso Instituto ainda mais internacionais, levando com isto o nome de São Carlos ainda mais longe”, conclui Bagnato.

Para saber mais sobre esta Universidade, clique AQUI.

(Colaboração de Kleber Chicrala – CEPOF/IFSC)

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..