Notícias

27 de fevereiro de 2014

Prof. Valter Líbero e os novos projetos dedicados à sociedade

O Prof. Valter Luiz Líbero, docente do Instituto de Física de São Carlos, que atua há dois anos como diretor do Centro de Divulgação Científica e Cultural – CDCC, teve seu mandato renovado à frente do órgão por mais dois anos. Para Líbero, o período em que exerceu o cargo de direção do CDCC foi muito frutífero, dando ênfase a que um de seus principais objetivos sempre foi ver a concretização dos inúmeros projetos idealizados ao longo do tempo, enaltecendo sempre o empenho e trabalho de todos os funcionários que atuam no Centro.libero350

Logo no início de seu mandato, o diretor, junto com os representantes dos diversos setores do CDCC, como o de Astronomia, Física, Química, Biologia e Informática, reuniram-se para fazer um balanço de como estava a situação de cada um e avaliar, de forma objetiva, tanto as dificuldades como os pontos positivos. Porém, segundo o docente, sempre há um setor que necessita uma atenção maior, como foi o caso da Experimentoteca do CDCC, um conjunto de kits de experimentos de Ciências desenvolvido pelo CDCC ainda na gestão do Prof. Dietrich Schiel, que visa racionalizar o uso de material experimental, do mesmo modo como uma biblioteca pública facilita o acesso de um grande número de publicações a um público extenso, em um sistema de empréstimo sem custo.

Para o diretor do CDCC, foi muito importante ter recebido, ao longo destes dois últimos anos, o apoio substancial da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, o que motivou ainda mais os integrantes do CDCC a se dedicaram com afinco redobrado na criação de novos projetos, objetivando amenizar os pontos fracos detectados em alguns setores no balanço inicial de sua gestão.

Valter Líbero conta que, no caso da Experimentoteca, as acomodações dos kits estavam “precárias”, assim como grande parte do imóvel que integra o projeto, que também precisava de uma manutenção completa, desde a colocação de estantes novas, até à reforma de paredes, pias, etc.. Tudo foi renovado. E o professor revela que hoje os kits de experimentos estão muito bem acondicionados. E, para melhorar, o diretor do CDCC salienta que o Centro recebeu recentemente recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, para realizar melhorias nos conteúdos dos kits: Acredito que nos próximos dois anos passaremos a ter uma Experimentoteca bem afinada, não só em acondicionamento, mas também em conteúdo, conta Líbero. Para este docente, o projeto tem um alcance que vai muito além da cidade de São Carlos. Atualmente, estados como Goiás, Piauí e Amazonas também aderiram à ideia, mostrando que há muito interesse nesse instrumento de ensino que facilita o trabalho nas escolas.

Outro setor que, para Líbero, ainda precisa de uma atenção especial, é a Biologia. De acordo com o professor, ele é bem diferente dos demais espaços da cidade de São Carlos, majoritariamente voltados para as Ciências Físicas ou Química, por exemplo: Não que o setor esteja com problemas, mas acredito que ele pode evoluir ainda mais, diz o diretor. O setor ainda possui cdcc2012um espaço vivo de Biologia, além de uma imitação de cerrado. Para o responsável pelo CDCC, é uma atração bem diferente para a garotada que visita o CDCC, além de passar uma mensagem importante sobre meio-ambiente e sustentabilidade.

O Prof. Valter Líbero conta, ainda, que há um projeto itinerante sendo implementado com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP: A ideia é poder levar um programa a diversas instituições, mostrando um pouco sobre biologia e ecologia que, futuramente, deverá ficar permanentemente no Centro e onde, para isso, será necessário realizar uma reforma no espaço interno do CDCC, argumenta o diretor do Centro. Líbero também salienta a recente reforma feita na biblioteca do Centro, que foi adequada à acessibilidade e ganhou novas mobílias. Nosso entrevistado mostra-se animado ao dizer que os usuários deverão gostar muito do resultado final, que está para breve. Salienta também que o CDCC tem uma preocupação forte, desde a gestão do Prof. Aprígio, em tornar todos os seus espaços de visitação adequados às pessoas com alguma necessidade especial.

Além de todas estas ideias que foram concretizadas, novos projetos deverão ser finalizados em breve, enquanto outros estão sendo iniciados. O diretor do Centro conta que uma de suas preocupações é com a questão do meio-ambiente, um tema que o CDCC sempre teve como muito relevante, principalmente dando orientações aos jovens quanto à sustentabilidade. E, agora, um novo projeto, envolvendo energia solar, deverá sair do papel. Um dos objetivos é trocar parte da iluminação de alta potência existente no prédio por lâmpadas tipo led, alimentadas com energia acumulada por painéis fotovoltaicos. Nessa direção de sustentabilidade, o CDCC também irá transformar o quintal contíguo à casa da Experimentoteca – um local que está praticamente abandonado – em um quintal agro-ecológico, onde os visitantes poderão aprender sobre plantas medicinais, a forma de fazer compostagem, etc.

Outra novidade é na área de Astronomia, com a troca da cúpula do Observatório. A antiga cúpula, que tinha aproximadamente 28 anos e fora toda construída no próprio CDCC, já apresentava falhas estruturais, daí a necessidade de sua substituição por outra feita com material de fibra. Outro investimento será usado para a restauração da luneta Grubb, principal instrumento do Observatório, produzida no início do século XX e que possui um valor histórico. Quanto a este Observatório, que hoje possui convênios importantes, como com a Fundação para o Desenvolvimento do Ensino – FDE e com o programa EPTV na Escola, Valter Líbero conta que o número de visitas tem sido significativo, sendo procurado não só pela população de São Carlos, mas também por escolas da região que o visitam anualmente.CDCC

Para os próximos dois anos de mandato como diretor do CDCC, o Prof. Valter Líbero tem como objetivo continuar dando atenção aos setores e inclusive adequar os espaços de trabalho: O prédio do CDCC, por questões históricas e por ser um prédio antigo, impõe certas limitações até no trabalho dos funcionários, então estamos adequando também os espaços para que os profissionais que ali trabalham possam ter um ambiente melhor, conta o docente. Líbero revelou, também, o quanto gratificante é ver que o número de pessoas que frequentam o CDCC aumentou: Estou bastante feliz, já que eu tinha certa preocupação quando entrei no Centro, pois nós temos outras opções de visitas na cidade, mas o CDCC conseguiu superar todas as melhores expectativas, salienta Líbero.

Por fim, o diretor do CDCC ressalta a importância do vínculo que o Centro possui com a USP: O fato de o CDCC pertencer à Universidade, faz com que as pessoas olhem o Centro de outra forma. Sendo assim, os monitores, alunos universitários, possuem uma credibilidade maior. Nós podemos exigir mais deles, porque sabemos que eles são estudantes dos cursos do Campus. Então, nós trabalhamos com estes alunos sabendo que o potencial deles é elevado e que conseguem entusiasmar e transmitir novos conhecimentos aos visitantes, finaliza Líbero.

Instalado em um prédio histórico, inaugurado em 1908 pela Società Dante Alighieri e adquirido pela USP em 1985, o Centro de Divulgação Científica e Cultural – CDCC tem como objetivo estabelecer um vínculo entre a Universidade e a Comunidade, facilitando o acesso da população aos meios e aos resultados da produção científica e cultural da USP. Sua criação deu-se por uma iniciativa conjunta do então Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC) e de professores da comunidade são-carlense, daí sua forte inserção até hoje entre os professores da rede de ensino. Atualmente o CDCC é um orgão ligado diretamente à Reitoria da USP, com vinculações à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão e aos Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e Instituto de Química de São Carlos (IQSC).

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..