Notícias

19 de março de 2014

Prof. Tito Bonagamba toma posse

O dia 17 de março de 2014 fica marcado pela posse2014-1cerimônia de posse do novo Diretor do IFSC-USP, prof. Tito José Bonagamba, evento que ocorreu no período da manhã desse dia, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC-USP) e que foi presidido pelo Reitor da USP, Prof. Dr. Marco António Zago, tendo sido acompanhado pelo Pró-Reitor de Graduação, Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes e pelo Secretário Geral da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. Ignácio Maria Velasco.

Perante grande número de público pertencente à comunidade de nosso Instituto, de inúmeros convidados pertencentes aos altos escalões da USP e de outras instituições de ensino superior e de pesquisa, bem como representantes da Prefeitura Municipal de São Carlos, além de diversas entidades de âmbito social, a cerimônia iniciou-se com a execução do Hino Nacional, através da interpretação da soprano, Profa. Yuka de Almeida Prado, acompanhada pelo Prof. Rubens Ricciardi, docente do Departamento de Música da FFCLRP-USP, tendo-se seguido o registro de presenças, a leitura do Termo de Compromisso e a assinatura do Termo de Posse.

posse2014-2No seu discurso e após ter agradecido a todos quanto, ao longo do tempo, engrandeceram a Universidade de São Paulo e suas Unidades, Tito Bonagamba fez um agradecimento especial á própria comunidade do IFSC-USP – docentes, chefes de departamento, presidentes das diversas comissões, alunos e servidores, tendo-os englobado na denominação de “meus amigos”, justificando um pouco a emoção que sentia naquele momento – e que era visível.

Após ter feito uma retrospectiva da história da USP e da criação dos campi no interior do Estado de São Paulo que, segundo o orador, provocaram uma transformação no Brasil ao longo dos últimos 61 anos, Tito Bonagamba verteu seu discurso na criação do Instituto de Física de São Carlos (1994), novamente dentro de uma perspectiva histórica, elencando todos quantos, no decorrer dos anos, se dedicaram à gestão da Unidade – Sérgio Mascarenhas Oliveira, Eurípedes Malavolta , Enéas Salati, Milton Ferreira de Souza, Roberto Leal Lobo e Silva Filho, Horácio Carlos Panepucci, Oscar Hipólito, Yvonne Primerano Mascarenhas, Roberto Mendonça Faria, Glaucius Oliva e Antonio posse2014-4Carlos Hernandes.

O novo diretor do IFSC-USP elegeu como principais prioridades de sua gestão:

1) Manter, com todo vigor, a qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão já existentes no IFSC;

2) Intensificar e diversificar nossas atividades com alunos do ensino médio, envolvendo-os mais ainda nos nossos diversificados programas a eles dedicados, através do nosso Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, bem como nas várias iniciativas que se encontram em curso – “Universitário por um dia”, “Cientista do amanhã”, “Escola de física contemporânea”, “Olimpíadas de física – em conjunto com a SBF”, entre outras, e envolvendo ações com instituições próximas à nossa Unidade, tais como a Delegacia de Ensino da Região de São Carlos, a Prefeitura de São Carlos e o CDCC.

3) Promover contínua discussão e propor aprimoramentos aos cursos de graduação e pós-graduação, acompanhando a grande atenção que está sendo dada a esse tema pela nova Gestão da USP, formando alunos com elementos que permitam suas inserções, tanto na academia quanto fora dela, aproveitando melhor as características dos profissionais da área de Física nas quatro frentes de formação que são ofertadas no IFSC-USP – Física, Física Computacional, Ciências Físicas e Biomoleculares e Licenciatura em Ciências Exatas -, essa última oferecida em parceria com o ICMC e o IQSC, procurando uma maior aproximação à Sociedade;

posse2014-34) Aprimorar a formação humana dos alunos de graduação e pós-graduação, bem como dos docentes e funcionários e da comunidade local, com o oferecimento de concertos e palestras sobre temas da atualidade, com o apoio de outras Unidades da USP, com destaque para o Departamento de Música da FFCLRP e a da FFLCH;

5) Estimular a integração entre os docentes que atuam em linhas de pesquisa que resultam em produtos de interesse para sociedade, com perspectivas de geração de patentes, criação de spin-outs e interação com empresas qualificadas, promovendo ainda mais essa importante e reconhecida característica da Unidade, de modo a aumentar as colaborações fora da academia, tornando essa atividade também tradicional e natural para o IFSC-USP.

Desse modo, segundo Tito Bonagamba, se encontrarão novas possibilidades de pesquisa envolvendo projetos sofisticados com empresas qualificadas, incluindo a participação dos alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado, criando novas perspectivas de emprego para alunos e egressos, seguindo um caminho solidário com a nova Reitoria da USP, preocupados com a utilização racional dos recursos, a qualidade dos nossos cursos de graduação e pós-graduação, a manutenção do sucesso dos nossos projetos de pesquisa básica e aplicada, e a forte aproximação com a sociedade (terceiro setor).

Por seu turno, em seu discurso, o Reitor da Universidade de São Paulo (USP), Marco Antonio Zago, agradeceu o ex-diretor do Instituto de Física de São Carlos – IFSC e atual Pró-Reitor de Graduação da USP, Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes, pelo trabalho realizado durante os quatro anos em que exerceu o cargo de direção do Instituto. Em suas manifestações, posse2014-5o Reitor comentou que tem insistido no aspecto da grande diversidade da Universidade que, segundo ele, exige um planejamento diferenciado nos cursos, nos institutos de pesquisa e de ciências básicas, bem como nas escolas profissionais: “O novo diretor, Prof. Tito J. Bonagamba, o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Antonio Carlos Hernandes e a Comissão de Graduação irão trabalhar em conjunto para facilitar a tramitação, a aprovação e a implantação de mudanças curriculares, fortalecer o treinamento de docentes e ampliar o uso das técnicas digitais para o ensino. Nesta missão, a participação dos estudantes é fundamental. Todos nós queremos que os estudantes da USP participem da carreira política da Universidade e se interessem pelo sistema de escolha de dirigentes, reitores, da composição dos colegiados e da questão do orçamento. Mas, para isso, é essencial que participem também da vida de suas unidades, das propostas de avaliação da mudança no ensino e da vida esportiva e artística do campus, salientou Zago.

Quanto à pesquisa, o reitor afirmou que ela deve ser o centro da vida do Instituto de Física de São Carlos. O sucesso será medido com a descrição dos resultados acrescentados no conhecimento, através dos progressos tecnológicos e da ativa participação da inovação, enfatizou o Reitor, que salientou que o Instituto deve ser um nicho de informação de jovens pesquisadores e não apenas um local para completar créditos ou acrescentar mais uma tese ao repositório da Universidade. Mas, para isso, o Pró-Reitor de Pesquisa deverá trabalhar ativamente com o novo diretor para implantar um centro de gerenciamento de projetos que funcione efetivamente e atenda a todos os docentes e pesquisadores das unidades, concluiu Zago.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..