12 de maio de 2023

Prof. Thiago Hartz fala sobre Niels Bohr e a eletrodinâmica quântica

O Prof. Thiago Hartz, do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi o palestrante convidado em mais um colóquio promovido pelo IFSC/USP, ocorrido no dia 12 de maio.

Subordinado ao tema “Niels Bohr e a eletrodinâmica quântica”, o palestrante começou por  resumir um pouco do passado, relembrando que o físico dinamarquês Niels Bohr é hoje conhecido por seu modelo atômico, proposto em 1913, e por suas discussões com Albert Einstein acerca da interpretação da teoria quântica, ocorridas entre 1927 e 1949. Entretanto, no início dos anos 1930, Bohr também deu, em colaboração com o físico belga Léon Rosenfeld, importantes contribuições aos fundamentos da eletrodinâmica quântica.

Neste seminário, o Prof. Thiago Hartz lançou a discussão sobre o pensamento de Bohr relativo à eletrodinâmica quântica e mostrou a forma como os problemas dessa teoria se deparavam na época, a solução por ele proposta e a recepção de suas ideias, e como essa mesma solução se insere em um debate mais amplo sobre os problemas interpretativos da teoria quântica.

Por fim, o palestrante refletiu sobre como as ideias de Bohr se fazem presentes, ainda hoje, no modo como a teoria quântica de campos é ensinada nos cursos de pós-graduação, tendo igualmente apresentado alguns dos debates atualmente realizados na comunidade de história da física, acerca da história das interpretações da teoria quântica.