5 de dezembro de 2012

Prof. Sérgio Mascarenhas recebe título Doutor Honoris Causa

O docente e pesquisador do IFSC, Prof. Dr. Sérgio Mascarenhas, recebeu no dia 23 de novembro o título de Doutor Honoris Causa, atribuído pela UFSCar – Universidade Federal de São Carlos, sob proposta do DEMA – Departamento de Engenharia de Materiais daquela Universidade.

A Mesa de Honra esteve composta pelo Reitor da UFSCar, Prof. Targino de Araújo Filho, pelo Vice-Reitor, Prof. Adilson de Oliveira, o Chefe de Departamento do Centro de Exatas e Tecnologia, Prof. Paulo Caetano e o Chefe de Departamento do DEMA, Prof. Pedro Nascente, e ainda pelo deputado federal e ex-reitor daquela universidade, Prof. Newton Lima, e o ainda Prefeito da cidade de São Carlos e igualmente ex-reitor da UFSCar, Prof. Oswaldo Barba.

Representandosergio_300 o IFSC, nesta cerimônia, esteve o seu diretor, Prof. Antônio Carlos Hernandes.

Apontado como personalidade relevante no mundo acadêmico e científico do Brasil, o Prof. Sérgio Mascarenhas foi sempre considerado um homem que se colocou na fronteira de novas idéias inovadoras, tendo sido pioneiro na criação do Curso de Materiais da UFSCar, no decurso da década de 1970, fundador do departamento de Física e de Ciência dos Materiais na EESC-USP – Escola de Engenharia de São Carlos e do IQSC-USP – Instituto de Química e Física de São Carlos, tendo sido, neste último, seu primeiro diretor. Sérgio Mascarenhas foi ainda o precursor do Centro Nacional de Instrumentação Agropecuária da EMBRAPA, em São Carlos, tendo contribuído, entre 1969 e 1970, de forma ativa, na implantação e estabelecimento da UFSCar.

A comunidade do IFSC cumprimenta e parabeniza o Prof. Dr. Sérgio Mascarenhas.