1 de fevereiro de 2016

Prof. Sérgio Mascarenhas é destaque

Foi lançada nesta sexta-feira, 29, a nova edição da Revista Revide, cuja capa trouxe como destaque o Prof. Dr. Sérgio Mascarenhas, decano do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), que há mais de sessenta anos contribui para a ciência, com seus estudos reconhecidos nacional e internacionalmente.

À Revista, o docente falou sobre a paixão que sente pela ciência (principalmente em razão da importância dessa área à economia e à qualidade de vida dos cidadãos) e, inclusive, pelas artes. Além dessas particularidades, o docente, de 87 anos, destacou uma de suas recentes pesquisas, cujo objetivo foi desenvolver dois métodos de monitoramento da pressão intracraniana: um método minimamente invasivo e outro não invasivo.

De acordo com a reportagem, o aparelho invasivo está em fase de testes clínicos, no Departamento de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, onde tem sido aplicado em gestantes, com o intuito de detectar precocemente alterações na pressão intracraniana. Com este trabalho, segundo a reportagem, o docente provou que tais modificações são capazes de deformar a estrutura óssea do cérebro.

Nessa entrevista, o Prof. Sérgio também destacou outro trabalho, no qual estudou o nível de radiação registrado nos ossos de vítimas da Little Boy, bomba atômica que atingiu Hiroshima (Japão), em 1945 (confira AQUI a reportagem sobre esse trabalho que foi publicada recentemente no site do IFSC/USP).

A nova edição da Revista Revide já deve estar disponível nas bancas da região de Ribeirão Preto, bem como no site da revista (www.revide.com.br).

Fundada há quase trinta anos, a Revista Revide é uma publicação impressa e digital gratuita, com tiragem semanal de 55 mil exemplares, cujo conteúdo editorial compreende matérias especiais, colunas, cobertura de eventos sociais e reportagens sobre gastronomia, moda, qualidade de vida, imóveis, veículos, mercado de luxo, programação cultural regional e da capital, agronegócio, política, esporte, entre outros temas.