Notícias

28 de janeiro de 2014

Prof. Marco Antonio Zago tomou posse como reitor da USP

Decorreu no passado sábado, dia 25 de janeiro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, a cerimônia de posse dos Profs. Marco Antonio Zago e Vahan Agopyan, nomeadamente como novos reitor e vice-reitor da Universidade de São Paulo, um evento que coincidiu com a passagem do 80º aniversário da USP, tendo reunido centenas de convidados pertencentes ao usp_logomeio acadêmico e científico, empresarial e político com destaque para as presenças do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, do Prefeito da Capital, Fernando Haddad, Ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Marco Antonio Raup (Ciência e Tecnologia), além das presenças dos reitores das universidades de Coimbra –Portugal e Lion – França.

A transferência do cargo de reitor para o Prof. Zago foi executada pelo ex-vice-reitor da USP, Prof. Hélio Nogueira da Cruz, substituindo o até então reitor Prof. João Grandino Rodas, que não participou da cerimônia.

No seu discurso de posse, todo ele conciliador, houve tempo para o novo reitor abordar o momento delicado por que passa a USP, nomeadamente em termos financeiros, situação que, nas suas palavras poderá colocar em risco a autonomia financeira da Universidade. Apesar de ser considerada a melhor universidade da América Latina e uma das melhores do mundo, o desequilíbrio orçamentário poderá complicar o futuro da USP, atendendo a que seu orçamento está comprometido em 100% com o pagamento de salários, o que obriga a Universidade a recorrer aos fundos de reserva, calculados em cerca de R$ 3 bi. Compromisso de rever a governança na Universidade e compartilhar decisões, em vez da concentração do poder, foram alguns dos novos rumos da USP traçados por Zago: Vamos repactuar as relações no âmbito da universidade, trazendo o diálogo e não o confronto para dentro dela, sublinhou Marco Antonio Zago.

O novo reitor da USP também deu ênfase às pressões que cotidianamente surgem dentro e fora da Universidade, classificando-as de positivas, já que elas podem direcionar novos rumos de mudança, sempre com o intuito de dar resposta às demandas sociais e às expectativas da sociedade.

zagoposse500

Por outro lado, Marco Zago fez também questão de chamar a atenção para o momento particularmente delicado que se vive um pouco por todo o país, com principal enfoque para a cidade de São Paulo, onde se vivem constantes “ameaças”. As mais graves, segundo o novo reitor da USP, são aquelas que derivam de movimentos reivindicativos legítimos, que se transformam em violações e agressões ao patrimônio público e privado, sendo que a intolerância ao diálogo ameaça, por outro lado, transformar a universidade num “túmulo de ideias”: A USP não se furtará de suas responsabilidades, garantiu Zago em seu discurso.

No que diz respeito ao Ensino, que é uma das bases de sustentação do tripé da USP, o novo reitor manifestou sua firme intensão de combater a evasão, reavaliando e introduzindo alterações em todo o sistema de acesso à Universidade, bem como na reconstrução das relações entre docentes e alunos.

No uso da palavra, o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, sublinhou as qualidades e o perfil dos novos reitor e vice-reitor da USP: São duas personalidades altamente qualificadas, com amplo reconhecimento das comunidades acadêmica e científica e que muito têm contribuído para o engrandecimento da USP, uma universidade de ponta que responde, atualmente, por 23% da produção científica do Brasil e 25% dos doutorados do país.

(Foto: Governo do Estado SP)

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..