27 de junho de 2012

Prof. Glaucius Oliva – Presidente do CNPq – profere palestra no IFSC

No âmbito da realização do habitual ciclo de colóquios promovidos pelo IFSC – Colloquium diei -, o próximo convidado será o docente do IFSC e atual Presidente do CNPq – Prof. Glaucius Oliva -, que apresentará a palestra intitulada Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional, que decorrerá no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC-USP), no próximo dia 29 de junho, pelas 10h30m.

Nessa circunstância, o Prof. Glaucius Oliva fará um resumo dos marcos históricos da Ciência e Tecnologia no Brasil, com destaque para as etapas percorridas correspondentes aos recentes avanços, a nova Estratégia Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação, bem como os desafios e as oportunidades para a Ciência Tecnologia e Inovação no país.

Glaucius Oliva analisará, ainda, o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, seus componentes e elementos de integração, e revisará dados nacionais referentes à evolução dos investimentos e das bolsas de fomento à pesquisa e formação de recursos humanos especializados, em comparação com resultados e impactos na produção científica e no desenvolvimento nacional.

Outro destaque nesta palestra do Presidente do CNPq diz respeito à discussão que será lançada pelo palestrante no que diz respeito aos desafios futuros, apontando em linhas gerais as estratégias em curso relacionadas com o MCTI e CNPq, por forma a contribuir para o necessário salto de qualidade e impacto económico e social esperados nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação, no Brasil.