1 de abril de 2022

Prof. Edgar Dutra Zanotto (UFSCar) disserta sobre “Vidro – Os olhos da Física”

O IFSC/USP promoveu no dia 01 de abril mais um colóquio, desta vez com a participação do Prof. Edgar Dutra Zanotto, docente e pesquisador do Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Através de sua apresentação intitulada “Vidro – Os olhos da Física”, que assinala a comemoração do ano 2022 como o Ano Internacional do Vidro (ONU), o palestrante demonstrou como lentes e prismas foram determinantes no florescimento da física e outras ciências. Como exemplo, o microscópio revelou à humanidade o universo micro das estruturas biológicas e minerais e ofereceu informações sobre planetas e galáxias.

Por outro lado, as vidrarias viabilizaram a indústria química. Hoje, há inúmeras aplicações domésticas e high tech: fibras ópticas, filtros UV e IV, óculos para daltonismo, biovidros, vidros blindados, encapsulamento de rejeitos radioativos, etc.

O Prof. Zanotto pontuou, ainda, como a cristalização controlada de certos vidros deu origem às vitrocerâmicas (VCs), usadas em panelas e cooktops transparentes à prova de choque térmico, espelhos gigantes de telescópios, próteses dentárias e telas de celulares de última geração (IPhone 13).

Neste colóquio, o palestrante definiu vidros e VC’s e apresentou suas aplicações admiráveis, mostrando, igualmente, estatísticas surpreendentes sobre as contribuições brasileira e da USP ao conhecimento mundial nesse tema fascinante.

Finalmente, o palestrante discorreu sobre a aplicação de conceitos físicos envolvendo experimentos, teoria e simulação computacional e até algoritmos de inteligência artificial para o desenvolvimento de novos vidros.

Para conferir como ocorreu esse colóquio, clique AQUI.