27 de março de 2015

João Fernando Gomes de Oliveira é o novo vice-presidente

A ABC – Academia Brasileira de Ciências elegeu, no dia 10 de março, o Prof. João Fernando Gomes de Oliveira como vice-presidente do órgão, em substituição do Prof. Hernan Chaimovich, recentemente nomeado para ocupar a presidência do CNPq.

João Fernando Gomes de Oliveira é professor titular da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (EESC-USP), e diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Doutor em engenharia mecânica pela USP (1988) e pós-doutorado pela University of California – Berkeley (1994), o novo vice-presidente da ABC foi diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) de 2008 a 2012 e é representante da comunidade científica no Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Foi condecorado com a Comenda, em 2007, e a Grã-Cruz, em 2010, da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República, e recebeu o Prêmio FCW – Ciência e Cultura na categoria Ciência Aplicada da Fundação Conrado Wessel, em 2010.