13 de janeiro de 2015

Prof. Dr. Guilherme Ferreira: a perda do Mestre e Amigo

GUILHERME_FERREIRA_350É com extremo pesar que comunicamos o falecimento, no dia 10 de janeiro, do Prof. Dr. Guilherme Ferreira, docente do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), vítima de doença súbita.

A comunidade do IFSC-USP perde, assim, uma de suas principais referências, enquanto Mestre e Amigo e um dos fundadores do IFQSC-USP e, posteriormente, do IFSC-USP.

Uma ausência que será difícil de superar, restando-nos a contínua lembrança de uma pessoa sempre solidária, generosa e de grande presença acadêmica.

Consternada pela perda, a Diretoria do IFSC-USP, em nome de toda a comunidade do Instituto, curva-se respeitosamente em memória do Prof. Guilherme Fontes Leal Ferreira e endereça à família enlutada os sentidos pêsames.

Manifestação de pesar:

Com o falecimento do Prof. Dr. Guilherme Leal Ferreira, cabe, neste espaço, sublinhar a sentida mensagem deixada pelo Prof. Dr. Sérgio Mascarenhas – um dos pioneiros da criação do Instituto de Física de São Carlos – em face desta perda irreparável.

“O nosso admirável Amigo, Colega e Professor Guilherme Fontes Leal Ferreira, pautou sua vida como cientista, professor, cidadão, mas, sobretudo, como exemplo de bondade e profundidade humana, que permanecerá para sempre na memória não somente das pessoas, mas das instituições nacionais e internacionais que se beneficiaram das múltiplas contribuições dadas pelo Guilherme durante sua rica existência.

Não posso deixar de ressaltar que, desde sua vinda do Rio, já trazíamos forte e profunda amizade calcada naquela beleza pura e alegre com a qual a juventude banha nossas vidas, quando somos plenos de sonhos e ideais a realizar. Guilherme sempre foi uma fortaleza de bondade e doçura com jovens e idosos: adotou o grande Bernardo Gross e esposa, que o amavam, meu pai, Sebastião, que o amava pela luz que lhe dava na escuridão de sua cegueira e assim era: iluminava a todos. Perseguido pela ditadura, felizmente pode continuar sua missão acadêmica na construção das Instituições que hoje honram São Carlos e o Brasil, na USP, na UFSCAR e na EMBRAPA, para todas as quais contribuiu.

Esse foi Guilherme, amante dos humanos e dos gatos, que nos deixa mais pobres por sua morte e mais ricos por sua vida!”